Vereadores de Curitiba fizeram uma visita ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, para avaliar o andamento nas obras no terminal. As obras vistoriadas estão "caminhando adequadamente" de acordo com o presidente da Comissão Especial da Copa, vereador Pedro Paulo (PT), e com o vereador Serginho do Posto (PSDB), um dos que participou visita ao terminal.
Elas devem ser concluídas entre o fim de 2013 e o início de 2014. Representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) acompanharam a visita e forneceram informações técnicas à comissão.
As obras do terminal de cargas estão em andamento e ficarão prontas antes da Copa de 2014. Os vereadores vistoriaram também a reforma da pista, mas não foram até o local por causa do tráfego aéreo, de acordo com Pedro Paulo (PT). "O andamento das obras está adequado e não devemos ter problemas para terminá-las antes da Copa do Mundo", afirmou o presidente da Comissão Especial da Copa.
De acordo com Serginho do Posto (PSDB), 95% das obras para a ampliação do estacionamento do terminal estão concluídas. Em 2013, uma licitação deverá ser feita para a construção de um edifício-garagem.
O projeto do terminal de passageiros deve ficar pronto em abril e a ampliação terá início no segundo semestre. Atualmente o Afonso Pena tem a capacidade de movimentar 6 milhões de passageiros e - após a reforma - deve passar a 8 milhões de passageiros ao ano. Segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2014 devem passar pelo aeroporto 8,4 milhões de passageiros 400 mil a mais que a nova capacidade máxima.
Terceira Pista
A terceira pista do aeroporto internacional Afonso Pena não ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. As obras devem ser concluídas somente em 2018.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”