Destinos
Quatro cidades do Paraná estão na lista:
Curitiba
Uma das 12 capitais-sede da Copa de 2014, apresenta 46 pontos turísticos elencados pela Secretaria Municipal de Turismo, entre eles a Torre Panorâmica e o Jardim Botânico
Foz do Iguaçu
Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, as cataratas seduzem pela grandiosidade dos 275 saltos dágua
Paranaguá
Oferece aos visitantes a Fonte da Camboa, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e as antigas edificações da Rua da Praia. O grande destaque é a Ilha do Mel
Morretes
Conhecida pelos encantos naturais e locais propícios para a prática de esportes radicais, como o parque Marumbi e o Salto dos Macacos
Fonte: sites das prefeituras
O parque estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, ficou fora da lista dos 184 destinos turísticos sugeridos pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para a Copa de 2014. A listagem, divulgada na semana passada pelo governo federal a entidades representativas do setor de turismo, revoltou lideranças e parlamentares da região, que tentam reverter a situação a partir de um encontro marcado para quinta-feira em Brasília.
O presidente do Convention Bureau em Ponta Grossa, Eldo Bortolini, considera que a ausência do atrativo na seleção do ministério reduz as chances de divulgação do município durante a Copa. "O parque vai ser divulgado de qualquer maneira, mas não de forma oficial pelo Ministério, o que nos prejudica", aponta. Para o diretor-financeiro do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais, Leodgar Correia, todos os setores da economia ponta-grossense perdem. "O visitante vem, come, dorme, abastece o carro, compra no comércio, então é um absurdo ficarmos de fora", argumenta.
O deputado federal Sandro Alex (PPS), que agendou a reunião com representantes do Ministério do Turismo afirma que o próprio turista será prejudicado. "A Copa vai acontecer em meados de junho e nesse período o Litoral do Paraná não é tão atrativo", considera. O secretário municipal de Governo de Ponta Grossa, João Barbiero, que deve se encontrar com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar do assunto, afirma que a não inclusão de Vila Velha afeta a autoestima dos moradores da região. "É um sentimento de perda", resume.
Provisória
A assessoria de imprensa do Ministério do Turismo disse ontem que a listagem divulgada na semana passada é provisória e que ainda pode ser alterada. Os 184 destinos turísticos foram definidos após três meses de estudos e levando-se em consideração a distância até a cidade-sede dos jogos (três horas via terrestre e duas horas via aérea), atrativos de sol e praia, ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios e gastronomia.
Tais destinos serão priorizados pelos investimentos do Ministério do Turismo nos próximos dois anos. A estimativa é investir R$ 70,5 milhões apenas neste ano nesses locais. Durante a Copa de 2014, cerca de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros devem circular pelo país para acompanhar os jogos nas 12 capitais-sedes do evento, entre elas Curitiba.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião