Chile e Uruguai conquistaram nesta terça-feira, pela 14.ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014, importantes resultados na luta para jogar o Mundial no Brasil. Em casa, os chilenos derrotaram a Bolívia, por 3 a 1, e se mantiveram em quarto lugar. Como visitante, os uruguaios bateram a Venezuela por 1 a 0 e voltaram a sonhar com uma vaga, ao menos, na repescagem.
No estádio Nacional, em Santiago, o Chile contou com a boa atuação de seus atacantes para bater a Bolívia. Em um intervalo de apenas um minuto, aos 16 e aos 17 do primeiro tempo, a vantagem de 2 a 0 foi construída com os gols de Vargas, do Grêmio, e de Sánchez, do Barcelona. A Bolívia ainda tentou uma reação ao diminuir com o centroavante Marcelo Moreno, do Flamengo, aos 31. Mas os donos da casa souberam segurar a vitória e a sacramentaram com o terceiro gol, de Vidal, aos 47 da segunda etapa.
O resultado fez com que o Chile se mantenha na quarta colocação com 21 pontos, a mesma pontuação do Equador - no entanto, os chilenos já disputaram uma partida a mais (13 a 12). A Bolívia, com 10 pontos em 13 jogos, ficou em situação muito complicada.
Na rodada desta terça, o Chile ainda foi ajudado pelo Uruguai. Na América do Sul, os quatro primeiros colocados se classificam diretamente à Copa e o quinto jogará uma repescagem contra um representante da Ásia. E esta quinta posição está sendo disputada ferrenhamente por Uruguai, Venezuela e Peru.
Em Puerto Ordaz, os venezuelanos perderam em casa e viram os uruguaios assumirem o quinto lugar - ambos têm 16 pontos, mas a seleção celeste tem melhor saldo de gols - com a vitória por 1 a 0. O gol salvador foi marcado pelo centroavante Edinson Cavani, do Napoli, aos 28 minutos do primeiro tempo.
Na próxima rodada, marcada para setembro, a tabela marca o confronto entre Peru e Uruguai, em Lima. Os peruanos, que permaneceram com 14 pontos ao perderem para a Colômbia, não podem pensar em outro resultado senão a vitória. O Chile receberá a Venezuela, a vice-líder Colômbia enfrentará o Equador e o lanterna Paraguai jogará suas últimas esperanças contra a Bolívia, em Assunção. A líder Argentina folgará.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião