Após 11 dias de internação, Mário Jorge Lobo Zagallo recebeu alta do Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, e garantiu a disposição de estar presente no jogo de abertura da Copa do Mundo. Brasil e Croácia vão se enfrentar na próxima quinta, no Itaquerão, em São Paulo.
Zagallo, de 82 anos, estava internado desde o dia 26 de maio por causa de uma infecção na coluna vertebral, chamada de espondilodiscite. Mesmo sem identificar a bactéria responsável pelo problema, os médicos liberaram o tetracampeão mundial para continuar o tratamento em casa.
"Ele vai ter uma vida mais normal em para casa", disse Mário Zagallo, filho e assessor do ex-técnico e ex-jogador da seleção brasileira. Ele adiantou que só um imprevisto vai tirar seu pai do jogo de abertura da Copa. "Pretendemos ir, sim", declarou. Convidado de honra da Fifa, ele terá a sua disposição um jatinho para assistir a todos os jogos da seleção.
A presença nas demais partidas do Brasil na fase de grupos ainda é incerta. Na quarta-feira, Mário afirmara que, mesmo bem disposto, Zagallo poderia deixar de viajar para Fortaleza, local do jogo contra o México (dia 17), e para Brasília, sede do duelo contra Camarões (dia 23), por causa do desgaste causado pelas viagens.
"Como filho, o ideal seria dar uma esperada, antes de ir para Fortaleza. Mas também não dá para dizer que ele não vai", dissera o filho de Zagallo, que garantira a disposição do pai. "Ele está muito bem. Piadista e sorridente, como sempre", afirmara.
O tetracampeão Zagallo participou das duas primeiras conquistas mundiais do Brasil, em 1958 e 1962, como jogador. Em 1970, sagrou-se tricampeão como treinador da seleção. E, em 1994, foi auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira na campanha do tetracampeonato.
Investida da PF desarticula mobilização pela anistia, mas direita promete manter o debate
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Como a PF construiu o relatório do indiciamento de Bolsonaro; ouça o podcast
Bolsonaro sobre demora para anúncio de cortes: “A próxima semana não chega nunca”