Rostov é o palco do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2018.| Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo

O palco da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2018 é pacato e encantador. Rostov, no Sul da Rússia, tem 1,2 milhão de habitantes, mas jeito de interior com uma receptividade incrível aos turistas. Mistura a tradição - estampada na cultura cossaca, prédios históricos e no famoso circo da cidade - com a modernidade, representada pela recém inaugurada Arena Rostov e pelo novo aeroporto: ambos construídos para o Mundial. 

CARREGANDO :)

A reportagem da Gazeta do Povo caminhou por quase seis horas na cidade, buscando dissecar a sede que pode se transformar no início efetivo da caminhada rumo ao hexa.  

Veja o que mais chamou atenção: 

> Rio Don 

É o coração da cidade. Divide Rostov em lado leste e oeste. Caminhar pelo calçadão à beira do Don é um dos grandes atrativos para a população local e turistas. Uma feira fica à disposição no trajeto, além de diversos restaurantes. Há ainda alguns pequenos gramados para você deitar e relaxar com a vista do rio. É o ponto predileto de ensaio fotográfico para noivos. Em nosso passeio, cruzamos com três casais posando diante da bela vista.  

Publicidade

Rio Don, o coração de Rostov. 

Feira à beira do Rio Don 

> Temperaturas extremas 

O verão ainda nem chegou oficialmente e Rostov já está registrando regularmente temperaturas próximas aos 35ºC. Embaixo do sol, a sensação térmica é ainda maior, em torno dos 40ºC. No inverno, porém, os termômetros passam para o negativo.  

 

> Cultura Cossaca 

O povo cossaco, existente desde o século XIII, tem uma grande importância histórica na Rússia. Exímios guerreiros, serviram a vários czares e foram fundamentais na expansão do território russo. Atualmente, fazem parte das forças armadas do país e Rostov é uma das cidades que mais concentra essa comunidade. Não é preciso andar muito para cruzar com algum cossaco uniformizado. Há um centro cultural no centro da cidade dedicado ao povo que ficou também muito conhecido por suas danças com saltos malabarísticos.  

Publicidade

Militar cossaco em Rostov. 

> Circo Rostov 

Os circos russos sempre são uma atração quando chegam à alguma cidade brasileira. Em Rostov, é possível conhecer a ‘versão original’. O Circo Rostov foi inaugurado em 1957. Mas quem espera aquela estrutura tradicional montada abaixo de uma lona vai se surpreender. O circo funciona em um imponente prédio amarelo e preto no centro histórico da cidade. Lembra muito um teatro e atualmente passa por uma reforma, o que nos impediu de ver um espetáculo. É um dos circos mais conceituados da Rússia. 

 

> Calçadão Cultural 

A rua Pushkinskaya é um grande calçadão de cerca de quatro quilômetros, na parte central de Rostov, cercado por árvores dos dois lados. A caminhada é muito agradável e repleta de parques, museus e outras atrações culturais. É o local em que os artistas de rua fazem suas apresentações. Durante a Copa de 2018, a fan fest da Fifa foi montada justamente no fim de um dos lados do calçadão.  

 
Publicidade

> Arena Rostov 

É a maior novidade da cidade. A moderna arena que será palco do duelo entre Brasil e Suíça tem capacidade para 45 mil pessoas. Foi um dos últimos estádios da Copa 2018 a ser inaugurado (apenas em abril). Será a casa do FC Rostov, clube da primeira divisão russa. A praça esportiva foi construída no lado esquerdo do Rio Don, o menos povoado. Foi proposital. A intenção é justamente que o estádio seja um pontos de partida para o desenvolvimento do lado mais esquecido da cidade.  

 

> Receptividade e invasão brasileira 

A população de Rostov adora os turistas. Os brasileiros então… Encontramos diversos russos com a camiseta amarelinha às vésperas do confronto com a Suíça. Naturalmente, a cidade também foi invadida por muitos brasileiros que vieram acompanhar a seleção. A procuradora carioca Andreia Cabral até chegou a estudar russo durante cerca de um ano para se comunicar melhor durante a Copa. “Eles são muito receptivos. Você realmente se sente em casa”, elogia. “Eles adoram quem vem do Brasil. Fiquei admirado de ver como os russos nos recebem bem”, reforça o comerciante de Recife, Carlos Eduardo Almeida.  

Torcedora carioca, de amarelo, ao lado de família de Paranaguá. Todos em Rostov para acompanhar a seleção. 

Torcedora russa passeava com a bandeira brasileira em Rostov. 
Publicidade

> Kvass 

Pão, fermento e água são a base desta bebida tradicional russa que pode ser encontrada quase em cada esquina em Rostov. No calor, é indispensável. Lembra a cerveja e combina perfeitamente com uma caminhada pela cidade.  

 

> Tram 

O veículo sobre trilhos é um meio tradicional de transporte público de Rostov. Funciona desde 1902. Modelos novos e antigos se misturam. Ótima opção para quem quer descansar as pernas um pouco.

 

>> Leia também

Publicidade

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]