Cercada de expectativa, e com potencial de polêmica, foi imperceptível a utilização do VAR (Video Assistent Referee), o árbitro assistente de vídeo, na estreia da Copa do Mundo 2018, vitória da Rússia sobre a Arábia Saudita, por 5 a 0. O árbitro argentino Néstor Pitana se mostrou convicto nas marcações e não houve reclamações.
O primeiro gol dos russos, de Gazinsky, anotado de cabeça, despertou dúvidas: se houve falta do ataque dos donos da casa, na disputa com a defesa, e sobre um possível impedimento. Entretanto, o trio de arbitragem agiu com correção: não houve falta e o atleta em posição de impedimento não participou da jogada. Ainda no primeiro tempo, Cheryshev ampliou.
A segunda etapa também transcorreu normalmente, sem que pudesse ser notada do estádio alguma interferência do VAR. Os russos ampliaram o marcador para 5 a 0 em jogadas limpas, com Golovin, Dzyuba e, novamente, Cheryshev. Os sauditas não reclamaram de nenhuma possível irregularidade. O árbitro argentino foi auxiliado pelos compatriotas Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.
O sistema implementado pela Fifa conta com até 33 câmeras nos estádios. E é com base nas imagens do jogo que uma equipe de quatro árbitros, que fica em contato por rádio com o apitador no campo, e quatro analistas, faz as avaliações. Ou seja, embora tenha tido atuação segura, Pitana pode ter contado com o auxílio imperceptível do VAR.
O sistema é uma aposta da Fifa e seu comitê de arbitragem, liderado pelo suíço Massimo Busacca. Dias antes do início do Mundial, o ex-árbitro concedeu entrevista coletiva em que exaltou a utilização do VAR na Copa do Mundo da Rússia, recurso que faz sua estreia em mundiais.
“Estamos convencidos, não é uma experiência. Não há competição entre o árbitro e o VAR. Uma ferramenta que veio para apoiar em situações muito difíceis de ver com dois olhos e apenas alguns segundos. Nada vai escapar”, comentou Busacca.
>> Leia também
ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV
TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial
Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp
A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.
Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.
Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas