A Copa do Mundo 2018 já é considerada o torneio dos pênaltis – e dos erros em cobranças. Já foram marcadas dez penalidades nos primeiros 17 jogos, média acima de uma a cada dois duelos na Rússia.
Na competição disputada no Brasil, há quatro anos, o mesmo número só foi alcançado após 25 partidas. Por sua vez, no Mundial da Alemanha, em 2006, oito pênaltis só foram assinalados pelos árbitros já no 38.º confronto.
Em 2010, na África do Sul, somente um foi assinalado na primeira rodada, o mesmo na Alemanha. Em 2002, na Coreia do Sul e no Japão foram cinco e na França, em 98, dois. No Mundial do Brasil, foram seis nos jogos de estreia.
Confira a tabela, calendário, serviço de TV e últimas notícias da Copa do Mundo 2018
Copa do Mundo 2018: tabela completa
Há na Copa do Mundo na Rússia um diferencial: a utilização do VAR. Em três marcações ficou evidente o emprego do sistema de árbitro de vídeo, nas vitórias da Suécia sobre a Coreia do Sul (1 a 0), da Dinamarca sobre o Peru (1 a 0) e da França sobre a Austrália (2 a 1).
Nas três situações os árbitros apontaram a marca fatal somente após revisar os lances na televisão posicionada ao lado do gramado, com o auxílio da equipe de análise. É a primeira vez em Copas que o VAR é utilizado.
Para as demais anotações de pênalti na Copa do Mundo 2018 não é possível saber se foram feitas com o auxílio ou não do VAR. No empate de Argentina e Islândia (1 a 1), por exemplo, o árbitro polonês Szymon Marciniak apitou logo que a falta ocorreu.
“Acredito que os pênaltis foram marcados corretamente. Não entendo que o aumento foi pelo VAR. Apenas duas penalidades tiveram a ajuda do árbitro de vídeo”, opina Sálvio Spinola, ex-árbitro e comentarista de arbitragem da ESPN Brasil.
Entre tantos pênaltis assinalados, a não marcação de uma suposta falta dentro da área foi uma das polêmicas envolvendo a seleção brasileira. O lance envolveu o atacante Gabriel Jesus, no empate por 1 a 1 com Suíça.
Após ser agarrado pelo defensor suíço, Jesus foi ao solo. O árbitro mexicano Cesar Ramos nada marcou. Contrariada com a arbitragem do jogo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) protestou junto à Fifa.
Entretanto, embora Ramos não tenha apitado a suposta falta, não quer dizer que o VAR não tenha analisado o lance. Todas as jogadas são acompanhadas pelo árbitro de vídeo e, no entendimento da Fifa, o desempenho de Cesar Ramos não teve problemas
Pênaltis perdidos na Copa do Mundo 2018
O Mundial na Rússia está se caracterizando pelos pênaltis marcados e, também, pelas cobranças desperdiçadas. O torneio já teve dois tiros errados entre os dez apitados em 17 jogos.
No Mundial do Brasil, apenas um foi perdido em 64 duelos. O responsável foi o atacante Karim Benzema, no triunfo da França por 5 a 2 contra a Suíça.
Os equívocos foram protagonizados por Lionel Messi, da Argentina, e Cueva, do Peru. Vacilos que custaram caro para as seleções. Os argentinos apenas empataram com os islandeses (1 a 1) e os peruanos foram derrotados pela Dinamarca (1 a 0).
Os pênaltis da Copa do Mundo 2018
Portugal 3x3 Espanha
Cristiano Ronaldo fez.
França 2x1 Austrália
Griezmann e Jerdinak converteram.
Argentina 1x1 Islândia
Lionel Messi perdeu.
Peru 0x1 Dinamarca
Cueva perdeu.
Croácia 2x0 Nigéria
Modric fez.
Suécia 1x0 Coreia do Sul
Andreas Granqvist marcou.
Tunísia 1x2 Inglaterra
Ferjani Sasse fez.
Colômbia 1x2 Japão
Kagawa anotou.
Rússia 3 x 1 Egito
Salah converteu.
Grupo de WhatsApp da Copa do Mundo 2018
A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junta-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião