A Bélgica será o adversário do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo 2018. O duelo coloca frente a frente duas seleções favoritas ao título mundial na Rússia. O confronto será nesta sexta-feira (6), às 15h, na Arena Kazan.
>> A Bélgica vai acabar com ‘marasmo’ de Alisson na Copa
>> Por que respeitar Lukaku na Copa? Ele mesmo responde com história de arrepiar
>> Está bem preocupado com a Bélgica? Calma, veja como o Brasil pode avançar na Copa
>> Seleção brasileira testa serviço de inteligência do Coritiba contra a Bélgica
Conheça mais o adversário e por que a geração belga é tão badalada:
Nomes de peso
No gol, Courtois (foto) é considerado um dos melhores goleiros do planeta. A defesa é liderada pelo ‘xerifão’ Kompany, que joga com Gabriel Jesus no Manchester City. No meio de campo, De Bruyne, também do City, é quem dá ritmo ao time. No ataque, Hazard, do Chelsea, atua pelo lado esquerdo em função parecida com a de Neymar no Brasil. Já Lukaku é centroavante clássico, o finalizador.
Estilo de jogo
Comandada pelo espanhol Roberto Martínez (foto) desde 2016, a Bélgica tem um esquema bem definido. Atua com três zagueiros, quatro meias e três atacantes. Sete titulares jogam na Inglaterra, que tem a liga mais competitiva do mundo. Auxiliado pelo francês Thierry Henry, Martínez também tem experiência na Premier League: treinou Swansea, Wigan e Everton.
Confira a tabela, calendário, serviço de TV e últimas notícias da Copa do Mundo 2018
Copa do Mundo 2018: tabela completa
Coadjuvantes de luxo
Além dos jogadores mais renomados, os coadjuvantes belgas tem alta relevância em seus clubes. Os zagueiros titulares Alderweireld e Vertonghen levam para a seleção o entrosamento do Tottenham, da Inglaterra. No ataque, Mertens fez 56 gols nas últimas duas temporadas pelo Napoli, da Itália. Outros nomes conhecidos são dos meias Witsel e Carrasco, além dos reservas Fellaini (foto) e Januzaj.
Carisma de Lukaku
O atacante Romelu Lukaku (foto) é o nome mais carismático da geração de ouro belga. Nesta Copa, conquistou mais fãs com o depoimento emocionante ao The Players Tribune (leia e ouça aqui) . Aos 25, o centroavante de 1,91 m atua no Manchester United. Nesta Copa, vem impressionando pelo porte físico, assim como pela evolução técnica em relação ao que apresentou na Copa de 2014, no Brasil.
Histórico
Brasil e Bélgica se enfrentaram apenas uma vez em Copas. Foi nas oitavas de final de 2002, no Japão e Coreia do Sul, quando a seleção fez 2 a 0 [gols de Ronaldo (foto) e Rivaldo] e embalou para ser pentacampeã. Esta foi também a última vez que os países se enfrentaram. Os outros três confrontos na história foram amistosos. Duas vitórias brasileiras (5 a 0, em 1965, e 2 a 1, em 1988) e uma derrota (5 a 1 para os belgas, em 1963).
Simule a fase final da Copa do Mundo 2018
Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp
A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.
Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.
Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano