• Carregando...
Hallgrímsson, técnico da Islândia. | YURI CORTEZ/AFP
Hallgrímsson, técnico da Islândia.| Foto: YURI CORTEZ/AFP

País com menor população a jogar o torneio na história, a Islândia chega à Copa do Mundo 2018 como potencial xodó das torcidas. Neste sábado (16), os islandeses estreiam na competição diante da Argentina, às 10 horas, no Estádio Spartak, em Moscou.

“Todo mundo gosta da gente porque somos um país com tão poucas pessoas que chegou ao Mundial. Por isso o futebol é um esporte tão popular. E não estamos em guerra com nenhuma nação, somos pequenos”, declarou o técnico Heimir Hallgrímsson. “E somos muito bonitos”, completou, em tom de brincadeira.

LEIA MAIS: Islandês provoca constrangimento ao pedir gesto de torcida para jornalistas

Habitada por 334.252 pessoas, com a inédita classificação para a Rússia a Islândia quebrou o recorde de Trinidad e Tobago, em 2006, na Alemanha – à época, o país detinha 1,3 milhão de pessoas. Os islandeses formam a primeira nação com menos de 1 milhão de habitantes a participar do Mundial.

Nanicos, pegam logo na estreia a Argentina, bicampeã mundial (1978 e 86) e atual vice. Equipe liderada por Lionel Messi, cinco vezes eleito o melhor do mundo pela Fifa, e que busca na Rússia, pela quarta vez, conquistar a única taça importante que ainda não levantou.

Questionado sobre como marcar Messi, Hallgrímsson diz: “Sobre Messi, claro que não tem fórmula mágica, todo mundo tenta pará-lo, mas ele sempre consegue. Vamos fazer as coisas como sempre, nos apoiar e ser uma equipe. É injusto destacar um jogador para perseguir Messi”.

Os islandeses confiam na repetição do desempenho obtido na última Eurocopa. Há dois anos, o time passou pela primeira fase, com empate diante de Portugal, e eliminou a tradicional Inglaterra nas oitavas. Posteriormente, acabou batida pela França, por 5 a 2.

“Não foi um milagre, temos uma equipe muito estável nos últimos anos”, afirma Hallgrímsson. “Temos mais experiência do que na Euro 2016, aprendemos muito, estamos mais velhos. Mas claro que pode melhorar”, completa Aron Gunnarsson, volante e capitão da equipe.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]