Apesar da derrota para a França na final da Copa do Mundo 2018, foi o croata Luka Modric quem levou o prêmio da Fifa de melhor jogador do Mundial realizado na Rússia.
O baixinho, que comandou a seleção da Croácia à decisão pela primeira vez na história, marcou dois gols e deu uma assistência na campanha, percorrendo 63 km em seis partidas.
A escolha do Bola de Ouro, revelada logo após a decisão no Estádio Lujniki, seguiu uma ‘tradição’. Desde 1994, quando Romário recebeu a premiação e o Brasil foi campeão, nunca um atleta da equipe vencedora foi eleito o melhor de uma Copa.
O atacante Ronaldo levou a honraria em 1998; o goleiro alemão Oliver Kahn em 2002; o meia francês Zinedine Zidane em 2006; o atacante uruguaio Diego Forlán em 2010 e o atacante argentino Lionel Messi em 2014.
O meia Eden Hazard, que conduziu a Bélgica ao terceiro lugar na Rússia, ficou com a bola de prata do torneio. Já Antoine Griezmann, campeão e líder da França, foi o terceiro colocado. Outro destaque francês, Kylian Mbappé, ganhou o troféu de melhor jogador jovem do Mundial.
Luka Modric
Eden Hazard
Antoine Griezmann
Kylian Mbappé
Thibaut Courtois
Harry Kane
Espanha