Pela primeira vez desde 1990, a seleção inglesa está em uma fase semifinal da Copa do Mundo.
O desempenho da equipe na Rússia empolgou os torcedores, que sonham em comemorar o segundo título mundial e até já cantam “Football is coming home” – o futebol está voltando para casa.
Os inventores do futebol só levantaram a taça em 1966, justamente em casa, mas grande parte dos torcedores nem sequer era nascida na época.
O hiato sem conquistas levanta uma questão: por que os britânicos não jogam como uma seleção única, defendendo o Reino Unido ?
A seleção seria mais forte e, quem sabe, teria ainda mais relevância no cenário mundial.
>> Leia também
ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV
TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial
A resposta tem tudo a ver com tradição. Ao contrário dos Jogos Olímpicos, onde os países que hoje formam o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) defendem a mesma bandeira, no futebol cada país tem sua confederação de futebol.
A Football Association, entidade que controla o esporte na Inglaterra, por exemplo, foi fundada em 1863 – 41 anos antes da Fifa. E a grande rivalidade entre os países, que tinham bastante influência sobre a Fifa, os manteve separados em jogos internacionais.
Na Olimpíada de 2012, em Londres, o Reino Unido participou do torneio de futebol. O elenco foi formado por 13 ingleses e cinco galeses, entre eles a lenda do Manchester United Ryan Giggs, que nunca jogou uma Copa por Gales.
Atualmente, o atacante do Real Madrid Gareth Bale, também nascido no País de Gales, certamente seria o principal reforço de um utópico time da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em terras russas.
Simule a fase final da Copa do Mundo 2018
Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp
A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.
Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.
Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião