Se precisava de um teste definitivo, o coração corintiano foi aprovado com distinção após a final de ontem no Japão. Foi uma partida disputada com ardor, intensidade e ritmo que deixaram o público eletrizado pelo equilíbrio dos times e, sobretudo, a soberba atuação do goleiro Cássio, o mais novo santo a ser canonizado no Parque São Jorge.
Agora, se Cássio se destacou, sinal de que o Chelsea esteve mais presente no ataque e criou as melhores oportunidades de gol, apesar de o técnico Rafa Benítez ter deixado, inexplicavelmente, o meia brasileiro Oscar na reserva. Quem colocou tudo a perder para o time inglês foi o avante espanhol Fernando Torres, que se colocou duas vezes diante do goleiro corintiano e desferiu petelecos infantis que nem chegaram a fazer cócegas no gigantesco Cássio.
Recuperado do nervosismo na estreia e bem distribuído em campo, o Corinthians foi uma equipe melhor coordenada, confiante e que soube alternar procedimentos, jamais se intimidando com o poderio técnico do adversário.
Mesmo jogadores limitados, como Alessandro, Paulo André e Fábio Santos, conseguiram atuar em nível elevado, com destaque aos principais jogadores que estiveram muito bem, com disposição e encarando as adversidades do jogo com experiência e sabedoria.
No lance do gol do título brilhou a categoria individual de Paulinho ao passar a bola com estilo para Jorge Henrique, recebendo de volta e desarrumando o sistema defensivo do Chelsea com uma saída inteligente pela esquerda. Serviu Danilo, que tentou finalizar propiciando a defesa de Petr Cech, mas na recarga a bola subiu encontrando a cabeça certeira de Paolo Guerrero, que não se assustou com o tamanho da meta e concluiu para tornar realidade o sonho dos corintianos espalhados por todos os cantos do planeta.
O título significou o bicampeonato mundial ao clube paulista e a quebra de cinco conquistas consecutivas dos europeus com Milan, Manchester United, Internazionale e duas vezes o Barcelona. Antes, São Paulo e Internacional foram os campeões, consolidando a superioridade do futebol brasileiro sobre o argentino nos últimos anos.
Outro dado curioso é que Flamengo, São Paulo e, agora, Corinthians venceram as finais em confrontos com equipes inglesas: Liverpool nas vezes anteriores e, desta feita, o Chelsea.
Finalmente, a consolidação do Corinthians como clube recuperado depois do rebaixamento, ganhando todos os títulos possíveis nas últimas cinco temporadas.
***
EFABULATIVO: A piadinha mais popular dos últimos dias envolveu uma daquelas loiras consideradas lindas, porém burrinhas, ao receber a notícia da morte do centenário arquiteto Niemeyer:
Que pena, ele era tão mocinho e vai fazer muita falta ao time do Santos!
***
Os maias não estão com nada: Bom Natal a todos e ótimo 2013.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia