O Couto Pereira volta a ser hoje, às 20h30, no jogo contra o Ceará, o principal aliado do Coritiba na Série B. Após perder para o Santo André, no fim de semana, e ver dificultada a missão de entrar o recesso da Copa entre os dois melhores da Segundona, o Alviverde se apega mais uma vez ao retrospecto em casa para não se desviar da meta traçada.
Os números empolgam. Entre os 20 clubes que disputam a competição, o time paranaense divide com o Gama a maior invencibilidade caseira. São 15 jogos, dez vitórias e cinco empates. O último revés coxa-branca no Alto da Glória ocorreu no dia 13 de novembro, por 1 a 0, para o Corinthians, partida decisiva para o rebaixamento em 2004.
Para os jogadores, a explicação do bom desempenho está na torcida. "Se formos ver, em todas as vezes que atuamos fora de casa ainda não sofremos pressão do torcedor. Já aqui, quando o adversário entra em campo, a torcida assusta", afirma o meia Jackson.
Faltando dois jogos antes de o campeonato ser interrompido pelo início da Copa do Mundo, o Coritiba ainda depende apenas de si para levar a cabo o chamado "Plano B". Na vice-liderança da Segundona, o clube precisa vencer os seus dois últimos confrontos para, ao menos, permanecer no posto depois do Ceará, o adversário será Marília, sábado, no interior paulista.
"A vitória nos recolocará no objetivo traçado. Mas, para isso, todos terão de buscar o seu limite. Na Série B não serve apenas jogar, tem de dar sempre o algo a mais", afirma Bonamigo que, com seu histórico dirigindo o Alviverde, colabora nas estatísticas positivas: em 44 jogos no Couto, tem 73% de aproveitamento. "Mas o importante agora é ter, acima de tudo, competência. É isso que define as equipes campeãs", completa.
O técnico espera uma partida difícil, um jogo de paciência. O Ceará é o 13.º colocado na competição, mais próximo do grupo do rebaixamento do que do topo da tabela. Mas uma equipe que, quando atua fora, utiliza a estratégia da retranca e saídas rápidas no contra-ataque. O que lhe rendeu, nos quatro jogos longe de Fortaleza, apenas uma derrota e três empates.
"Temos de ganhar, mas o conjunto tem de ter consciência das dificuldades. O Ceará é uma equipe madura, campeã em seu estado, vencendo o Fortaleza, que está na Primeira Divisão. É um time bom. Será um jogo bem interessante", afirma Bonamigo, que espera fazer deste confronto o jogo de afirmação da equipe. "Vamos tentar mostrar que aquela partida contra o Ituano não foi por acaso."
TV: Coritiba x Ceará, às 20h30, no Premiere F.C.
* * * * * *
Em Curitiba
Coritiba x Ceará
CoritibaKléber; Índio, Nivaldo (Luciano Santos) e Henrique; Andrezinho, Jackson, Márcio Egídio, Caio e Ricardinho; Alberto e Eanes.Técnico: Paulo Bonamigo.
CearáAdilson; Arlindo Maracanã, Juninho, Preto e Léo; Tiago Vieira, Pedrinho, Leanderson e Luiz Fernando; Reinaldo Aleluia e Jorge Henrique.Técnico: Zé Teodoro.
Estádio: Couto Pereira.Horário: 20h30.Árbitro: Marco Antônio Martins (SC).Auxs: Fernando Lopes e Cleidy Mary Santos Nunes Ribeiro (SC).
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião