O Coritiba faz hoje contra o União Bandeirante, às 16 horas, a primeira partida da minitemporada fora de casa, que prosseguirá até a quarta-feira, no confronto com o Paranavaí, quando então a equipe retornará à Curitiba para enfrentar o Paraná, domingo, no Couto Pereira. Nesta tarde, no Comendador Meneghel, a equipe pretende aproveitar a distância da pressão da torcida, ávida por bons resultados, para jogar com tranqüilidade e conseguir a primeira vitória.
Não se trata de temor das cobranças, mas sim esperteza para valorizar o momento proporcionado involuntariamente pela tabela. "Nós esperávamos a vitória no primeiro jogo em casa. Não deu. Agora vamos jogar duas vezes fora e temos de aproveitar isso", afirma o meia Humberto, que terá sua primeira chance em 2006.
O goleiro Artur segue na mesma linha, valorizando a importância das duas partidas fora de casa como uma boa oportunidade para assentar a poeira e colocar o time no rumo certo. "É hora de termos tranqüilidade, jogar com determinação e voltar para Curitiba com dois bons resultados".
As questões em casa ou fora, pressão ou tranqüilidade, não preocupam o treinador Márcio Araújo, que diz acreditar ser o ideal uma postura idêntica do time em todas as circunstâncias. "Para mim não tem problema se vamos ou não jogar no Couto Pereira. Não tem problema a pressão. Ela é normal. Temos de nos acostumar com isso, aqui é time grande, vai ter sempre, em qualquer situação", comenta.
Entretanto, Araújo apostará em alguns atletas que não estavam na campanha que culminou com o rebaixamento e dessa forma sofrem menos pressão por parte do torcedor para equilibrar o time. "Os atletas do nosso grupo que não viveram a situação do ano passado chegam livres, sem o peso do rebaixamento", confia. Contra o União, cinco "novatos" estarão entre os titulares: o goleiro Artur, o lateral-direito Wilton Goiano e os meio-campistas Íverton, Humberto e Guarú.
O encaixe gradual dos novos contratados nessas duas partidas e o maior tempo para o trabalho técnico e tático da equipe poderá revelar um Coritiba mais encorpado no clássico do Paraná, domingo que vem, no Couto Pereira. "Teremos essa saída agora e na volta contra o Paraná Clube certamente estaremos perto do ideal", aposta o diretor de futebol Almir Zanchi.
Em Bandeirantes
U. Bandeirante
Cléberson; Cléber, Ciro, Edson e Rômulo; Sony, Diego, Mario Tiri e Júnior; Ígor e Tuti. Técnico: Orlando Bianchini.
Coritiba
Artur; Wílton Goiano, Vágner, Anderson e Ricardinho; Peruíbe, Íverton, Humberto e Guaru; Anderson Gomes e Eanes.Técnico: Márcio Araújo.
Estádio: Comendador Meneghel. Horário: 16 horas. Árbitro: Heber Roberto Lopes. Auxs.: Francisco Aurélio do Prado e Everaldo Lambert dos Reis.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião