Só a vitória serve para o Grêmio
Se o Coritiba já procura técnico e pensa na montagem do elenco para 2009, o Grêmio encara a partida de hoje como uma decisão. Pelo menos 45 mil gremistas estarão na arquibancada do Estádio Olímpico à espera de uma vitória que mantenha o clube mais rodadas passou na liderança do Brasileiro vivo na luta pelo título. A conta gaúcha é simples: vencer os quatro jogos que restam, contar com pelo menos um empate do São Paulo e ficar com a taça.
"O exemplo que temos é o jogo contra o Palmeiras. Se pudermos repetir aquele padrão de atuação, ficaremos mais perto de conseguir a vitória", diz o goleiro Victor, buscando inspiração na vitória por 1 a 0, em São Paulo, domingo passado.
Celso Roth segue com problemas na defesa. Léo, Pereira, Thiego (machucados) e Jean (suspenso) estão fora da partida. Assim, o setor será formado por Amaral, Réver e Heverton, com Souza e Hélder nas alas.
Sem poder chegar mais à Libertadores, diante de um rival que luta diretamente pelo título e sabendo que seu técnico vive os últimos dias de clube. Este é o Coritiba, que hoje, contra o Grêmio, às 19h10, em Porto Alegre, promete mostrar muito mais vibração do que na derrota para o Ipatinga (2 a 0) e no empate com o Náutico (0 a 0).
O Alviverde quer aproveitar os holofotes de enfrentar um postulante à conquista do Nacional que terá o apoio de 45 mil pessoas para inverter a brusca queda de rendimento verificada desde que perdeu as chances de chegar ao G4: nos últimos seis jogos, o Coxa conquistou seis pontos em 18 possíveis.
No Alto da Glória existe a garantia de que não será por falta de motivação que a vitória no Olímpico não acontecerá. O discurso geral é o de que a campanha é boa e o campeonato precisa ser terminado em alta.
Hoje, um empate já serve para o Coritiba assegurar a classificação na próxima edição da Copa Sul-Americana, que deverá oferecer um prêmio especial ao seu campeão. Nos próximos dias, a Conmebol deve anunciar que, a partir de 2009, o vencedor do torneio jogará a fase preliminar da Libertadores no ano seguinte.
"Vamos endurecer o máximo possível. Estamos preparados para uma grande apresentação. Sempre tivemos objetivos traçados e esse (Sul-Americana) é real", assegura o técnico Dorival Júnior.
No clube, ninguém admite ser necessário o recurso da mala-branca (pagamento vindo de concorrentes do Grêmio na disputa do título e da vaga na Libertadores) para impulsionar a equipe no Rio Grande do Sul.
Uma pessoa próxima aos jogadores negou ter existido qualquer movimento neste sentido durante a semana. Para Dorival, não haveria problemas. Ele considera a prática normal no futebol.
Para a direção, o jogo frente aos gaúchos era tão importante que o anúncio oficial da não renovação de Júnior só seria feito nos próximos dias. Porém, após a antecipação da notícia, as expectativas mudaram.
"Tenho certeza de que o Júnior vai provar que é um grande treinador nesses jogos. Consideramos ele um grande profissional e achávamos o mais preparado para comandar o time no centenário", ponderou o coordenador de futebol Paulo Jamelli.
Apesar dos elogios, setores da cúpula do Alto da Glória não aceitaram o fato de o técnico não cumprir o que foi acordado (de fazer o anúncio da saída na próxima quarta-feira). Comenta-se até que ele pode ser dispensado depois do duelo de hoje.
"Vou ficar até o final do contrato. Vamos buscar a melhor posição possível", discursa Júnior, que, no Olímpico, promove a entrada do volante Leandro Donizete e do atacante Hugo como novidades na escalação.
Na TV
Grêmio x Coritiba, às 19h10, no SporTV.
* * * * * *
Em Porto Alegre
Grêmio
Victor; Amaral, Réver e Heverton; Souza, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Hélder; Reinaldo e Marcel. Técnico: Celso Roth.
Coritiba
Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Marcos Tamandaré, Alê, Leandro Donizete, Marlos e Ricardinho; Keirrison e Hugo. Técnico: Dorival Júnior.
Estádio: Olímpico. Horário: 19h10. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ). Auxs.: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ).
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião