O atual campeão nacional, um dos times que mais cresceram nas últimas rodadas, o vencedor da Libertadores e o até então líder do Brasileiro. A complicada seqüência de adversários Santos, Palmeiras, São Paulo e Fluminense pode ser uma justificativa para o Coritiba ter somado apenas 2 dos últimos 12 pontos disputados. Mas a desculpa perde a validade a partir do jogo de hoje, contra o Juventude, às 20h30. O Coxa inicia em Caxias do Sul uma série de três jogos contra equipes em baixa.
Os gaúchos jogam no Estádio Alfredo Jaconi, onde não costumam perder pontos, mas vêm abalados por duas derrotas de goleada fora de casa (5 a 2 para o Vasco e 3 a 0 para o Paysandu). Nas rodadas seguintes o Alviverde joga em Curitiba. Recebe o instável Vasco e vai ao Pinheirão para o clássico com o Paraná, que caiu muito após a troca de técnico.
"É um momento bom para concretizar as nossas pretensões. São partidas mais equilibradas, que podemos decidir na base da vontade", afirmou o capitão Reginaldo Nascimento.
Além da seqüência teoricamente mais leve de jogos, dois fatores explicam o otimismo coxa-branca. O empenho demonstrado contra o Fluminense o empate em casa foi considerado bom porque o time atuou durante todo o segundo tempo com um a menos e a presença dos reforços Maia e Anderson.
"São as peças de reposição para o Alexandre e o Miranda, que saíram no meio da competição e estavam fazendo muita falta. Agora a equipe vai se encorpar novamente", disse o técnico Cuca, animado com o excelente rendimento do time no coletivo de terça-feira.
Na opinião dele, a velocidade do atacante e a liderança do zagueiro devem preencher lacunas no elenco. "É com essa base que pretendo trabalhar até o final do campeonato", revelou o treinador, que ainda espera os retornos do volante Márcio Egídio e do meia Marquinhos, ambos machucados.
Porém, para um time que não engrenou em 26 rodadas, é normal a dúvida se desta vez a arrancada realmente ocorre. Cuca pretende responder gradativamente. "Não se trata de otimismo ou pessimismo. É apenas uma realidade que estamos vivendo agora e pode ser posta em prática diante do Juventude, depois contra Vasco, Paraná e assim por diante."
* Juventude x Coritiba, às 20h30, no Premiere 5.
Em Caxias do Sul
Juventude x Coritiba
Juventude:
Fabiano; Éderson, Índio e Chicão; Lucas, Wellington Monteiro, Lauro, Caíco e Róger; Marcelinho e Josiel. Técnico: Sebastião Lazaroni.
Coritiba:
Douglas; Vágner, Anderson e Allan; James, Reginaldo Nascimento, Capixaba, Caio e Rubens Júnior; Maia e Renaldo.Técnico: Cuca.
Estádio: Alfredo Jaconi. Horário: 20h30. Árbitro: Romildo Correia (SP). Auxiliares: Giovani César Canzian (SP) e Fransisco Rubens Feitosa (SP).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano