Paraná, Goiás, Paysandu, Atlético e, ontem, Botafogo. Já são cinco derrotas consecutivas do Coritiba no Brasileiro. Uma seqüência trágica, que determinou a entrada do time na luta contra o rebaixamento. O placar de 2 a 0 para o Alvinegro carioca que estava há oito jogos sem vencer deixou o Coxa em 17.º lugar, pior posição desde o início do campeonato, apenas três pontos acima do grupo dos quatro clubes que hoje cairiam para a Série B.
O técnico interino Lopes Júnior surpreendeu ao escalar o jovem Anderson Gomes ao lado de Renaldo no ataque, puxando Caio para o setor de armação. O meia Élton e o atacante Tiago, que estavam bem cotados para iniciar a partida, ficaram no banco.
Alterado, o Coxa deu nos primeiros instantes a impressão de que deixaria a má fase para trás. Mas o bom começo foi apenas ilusão. Aos poucos o Botafogo foi invertendo o ritmo da partida até abrir o placar aos 20 minutos. Caio recebeu nas costas de James e Anderson, matou no peito e fuzilou na saída do goleiro Douglas.
Satisfeito com a vantagem, o time carioca passou a administrar o resultado. A conseqüência foi um domínio territorial coxa-branca no restante da primeira etapa. Mas sem muitos sustos para o adversário. O máximo que o Alviverde conseguiu foram alguns chutes sem perigo de fora da área.
Após o intervalo, mais um rompante. As jogadas individuais de Caio eram o melhor caminho para chegar ao gol de empate. Porém o restante do time, que não tem a mesma qualidade do meia, pareceu não acompanhá-lo também na empolgação. Gradativamente, até a última esperança coritibana caiu no marasmo da equipe.
Com as opções que tinha no banco de reservas, era difícil que qualquer alteração feita por Lopes Júnior mudasse o panorama. E não deu outra. O time conseguiu piorar após as entradas de Silas, Eanes e Tiago. Além de não ameaçar mais, passou a sofrer com os contra-ataques botafoguenses. O segundo gol carioca só não saiu antes porque Ricardinho e Alex Alves perderam ótimas chances.
Mas aos 41 minutos não teve jeito. Depois de um chutão de Jonílson, Ruy acreditou na jogada e cruzou para Alex Alves mandar para a rede e reforçar a rotina de derrotas coritibanas no Brasileiro. A próxima chance antes de se afastar daa zona de rebaixamento é a partida de terça-feira, contra do Cruzeiro, às 20h30, no Couto Pereira.
No Rio de Janeiro
Botafogo 2 x 0 Coritiba
Botafogo
Lopes; Rogério Souza (Ruy), Rafael Marques, Scheidt (Émerson) e Bill; Jonílson, Diguinho, Gláuber e Ramon (Ricardinho); Alex Alves e Caio. Técnico: Celso Roth.
Coritiba
Douglas; James, Vágner, Anderson e Ricardinho; Márcio Egídio, Humberto (Silas), Élton, Rodrigo Batata (Eanes) e Caio; Anderson Gomes (Tiago) e Renaldo.Técnico: Lopes Júnior.
Estádio: Arena Petrobrás. Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES). Gols: Caio (B) aos 20 do 1.º tempo e Alex Alves (B) aos 41 do 2.º tempo. Amarelos: Bill, Rogério Souza e Diguinho (B); Ricardinho, Rodrigo Batata, Anderson Gomes, Anderson e Márcio Egídio (C). Renda: R$ 151.859,00. Público: 14.540.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião