O Coritiba passou ileso pelo mês mais traumático dos últimos anos no clube. A conquista da liderança na tabela de classificação da Série B e a invencibilidade nos seis jogos disputados transformaram o temido período no "setembro verde".
Agora, o time inaugura a etapa final da Segundona com apoio reduzido dos fãs. Outubro reserva o calendário mais forasteiro do time na competição. Em relação ao mês passado, a tabela é inversa, e no lugar de quatro jogos em casa e dois fora, serão quatro duelos como visitante e apenas dois no Alto da Glória.
O pequeno exílio começa hoje, às 20h30, contra o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas. De lá, o time segue direto para Alagoas, onde enfrenta o CRB, no sábado. Na seqüência, o Coxa recebe Criciúma e Santo André e encara mais dois compromissos no interior paulista, contra Barueri e Ponte Preta.
O aproveitamento da equipe como visitante contrasta com a força caseira. Enquanto no Couto Pereira só se assistiu a uma derrota, longe de Curitiba o Coxa amargou seis tropeços. Ainda assim, a equipe detém o segundo melhor rendimento fora dos seus domínios (38,4%), perdendo apenas para o Marília (53,8%).
"É muito ruim jogar sem a nossa torcida que está sendo determinante. Mas a equipe está evoluindo e aprendendo a jogar fora de casa. A nossa intenção é somar o máximo de pontos possíveis para manter a boa posição mesmo com uma seqüência pouco favorável", afirmou Pedro Ken à Gazeta do Povo, após o leve treino de ontem no Centro de Treinamento do Ceará.
O trabalho visou mais à recuperação do que a preparação e mostrou que o Coritba terá de lidar tanto com a distância dos torcedores como também com o cansaço. A viagem de domingo a Fortaleza teve um atraso de três horas e os jogadores chegaram ao hotel apenas às 5 horas da manhã.
"Fazemos tudo para evitar o desgaste. Mas Série B é assim, uma dureza", comentou o supervisor de futebol do Coritiba, Maurício Cardoso. A estratégia de permanecer no Nordeste nos dois jogos será repetida nas últimas duas rodadas do mês, quando o time ficará hospedado no interior paulista evitando deslocamentos desnecessários para preservar a equipe e a boa campanha.
Na TV: Fortaleza x Coritiba, às 20h30, no SporTV.
* * * * *
Em FortalezaFortaleza x Coritiba
FortalezaTiago Cardoso; Simão, César, Preto e Cleiton; Rogério, Léo, Paulo Isidoro e Rogerinho; Willian e Cristian (ou Tiago Silvy). Técnico: Zetti.
CoritibaÉdson Bastos; Leandro, Henrique e Jéci; Ivo, Rodrigo Mancha, Douglas Silva, Ricardinho, Pedro Ken e Diogo; Hugo. Técnico: René Simões.
Estádio: Presidente Vargas. Horário: 20h30. Árbitro: Luiz Gonzaga de Souza (MA). Auxs.: Lorival Candido das Flores (RN) e Humberto Tadeu Alves de Abreu (PB).
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas