Hora errada para "naming rights"

O diretor Roberto Pinto Silva Júnior explica sobre a possibilidade do Couto Pereira ter "naming rights", que vincula nome de empresas ao nome do estádio. "Em verdade, temos uma dificuldade grande em trabalhar com isso. A realidade do naming exige Arenas, não apenas estádios. Dificilmente se vê um estádio com naming. Para se ter um resultado econômico, tem que se ter outras atividades, com fluxo de pessoas, além do futebol".

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Assim como o Atlético Paranaense esta prestes a anunciar seu novo patrocinador, provavelmente a Spaipa (Coca-Cola), o Coritiba acerta os últimos detalhes de uma grande parceria. Sem revelar quais são as empresas, o diretor de marketing alviverde, Roberto Pinto da Silva Júnior, explicou que as negociações estão bem avançadas e que o anúncio deve ser feito ainda esta semana.

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Informações levantadas pela reportagem, não confirmadas pelo diretor do Coritiba, dão conta de que o clube também esteja negociando com a Spaipa, ao mesmo tempo que mantém conversas avançadas com a Ambev (ambas rivalizam no comércio de bebidas no Brasil). "Não posso falar o nome de empresas com quem negociamos este tipo de parceria, mas posso garantir que são projetos muito legais", disse, por telefone, à Gazeta do Povo.

O interesse em se acertar a parceria com a Ambev é antigo. Durante a Copa SP de juniores a empresa patrocinou a dupla Atletiba e as conversas para ampliar o vínculo para o time profissional existiram desde então. "O acerto nosso, com a com a Ambev e deles com o Atlético estavam interligados. As demais conversas de patrocínio estão sendo feitas separadamente", comentou.

A exemplo da parceria que pode ser fechada entre Atlético e Spaipa, a parceria do Coritiba com a empresa não inclui patrocínio de camisa. "O acordo vai incluir 100% do patrimônio do clube, entre centro de treinamento, estádio e outras formas de divulgação. Inclusive licenciamento de produtos exclusivos", explicou silva Júnior.

Independente da empresa "vencedora" dessa disputa, o diretor de marketing Coxa garante: "O que o clube decidir representará algo muito vantajoso para o clube e também para o parceiro".

Crescer na dificuldade

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Após o fatos lamentáveis que marcaram o rebaixamento da equipe para a Série B do Brasileirão no ano passado (quebra-quebra, violência e prisões) patrocinadores do clube e possíveis novos parceiros debandaram. "Perdemos, sim, alguns interessados e investidores em mídia estática. Não posso dizer que não", reconheceu.

Por outro lado, as medidas que o clube tomou para reparar os danos e punir os culpados repercutiram bem. "Estamos tentando tirar o melhor proveito das oportunidades que surgiram. Estamos com negociações que podem ser bem boas em situação avançada, que trarão resultados positivos. AS atitudes do clube, ajudando o Ministério Público e a Polícia na apuração dos fatos, foi bem vista pelo mercado empresarial".

A "menina dos olhos" do marketing Coxa na temporada 2010 pode ser o backdrop. Este tipo de exposição de marca é aquele "banner" colocado atrás dos jogadores e treinador durante as entrevistas coletivas. "Neste ano um acordo com a televisão fará com que as câmeras filmem as coletivas num plano mais aberto, mostrando os patrocinadores. É uma excelente aposta para esta temporada. O Coritiba está no foco em 2010 – tanto que no domingo emissoras e profissionais do Brasil todos estavam no Couto Pereira - e temos que aproveitar", conclui.