Atualizado em 4/02/07 às 18h52
Em um jogo cheio de emoções, com chances de vitória para os dois lados, o Coritiba levou a melhor e venceu "mistão" do Paraná por 3 a 2. O gol decisivo da partida saiu em um lance polêmico, aos 48 minutos da etapa complementar, e foi marcado pelo "piá do Couto" Rodrigo Mancha, autor de outro gol alviverde. O Tricolor estava satisfeito com o empate, mas pecou na falta de tranqüilidade no último lance do jogo, no qual o goleiro Flávio acabou falhando.
Vídeo:Assista aos gols da partida
Além do pequeno público para o clássico apenas 9.600 torcedores outro destaque negativo do jogo foi o árbitro Antônio Denival de Moraes, que marcou faltas confusas durante os 90 minutos, além de ter invertido a falta que resultou no gol da vitória coxa-branca. Do lado paranista, o ponto negativo foi o meia Joelson, que segue sem convencer e ainda acabou expulso de campo em um lance infantil.
Com a vitória, o Coritiba deixou o seu torcedor confiante de que a equipe finalmente vai embalar neste Campeonato Paranaense. Os três pontos levaram o Verdão, momentaneamente, para a quinta colocação, com 11 pontos. Na próxima rodada, o Coxa vai até Maringá enfrentar o Adap Galo. Já o Tricolor permanecem com 10 pontos na sexta posição e um jogo a menos. O próximo adversário da equipe será o Cianorte, na quinta-feira (8).
Verdão engole o Tricolor nos primeiros 45 minutos
Jogando no seu campo, o Coritiba começou o jogo fazendo pressão na saída de bola do Paraná, que apenas se defendia. O gol alviverde não demorou a sair, e logo aos dois minutos, Rodrigo Mancha aproveitou o escanteio cobrado por Marlos e abriu o placar. Na seqüência do jogo, o time coxa-branca não tomou conhecimento do Tricolor, que seguia inofensivo e apenas se defendendo.
Os donos da casa ainda tiveram duas chances ótimas para aumentar o placar com o atacante Keirrison. Se não estava conseguindo marcar, o jovem ídolo alviverde deu um ótimo passe para Pedro Ken, que matou no peito e fuzilou o goleiro Flávio aos 18 minutos. O Coritiba seguia muito melhor em campo, e ainda teve mais duas boas chances de marcar o terceiro com Igor e Pedro Ken.
Já o Tricolor só teve uma única boa chance, com Lima. Porém, o jogador não conseguiu aproveitar o cruzamento de Vinícius Pacheco. Os dois atletas foram alguns dos poucos do lado paranista que tentavam criar alguma coisa em termos ofensivos. Porém, a equipe atuou muito mal e parecia estar fadada a tomar uma goleada.
Tricolor reage, empata, mas perde nos detalhes
O técnico Zetti chamou a atenção dos jogadores para a necessidade de uma mudança de atitude do time se quisesse chegar, no mínimo, ao empate. Apesar disso, o Coxa voltou para o 2.º tempo melhor, criando bons lances de gol, mas sem conseguir finalizar com precisão. Aos três minutos com Leandro, de falta, e aos sete, com um cruzamento de Keirrison não aproveitado por Juninho, foram as principais chances antes dos 10 minutos, quando o Tricolor começou a acordar.
Com 11 minutos, o estreante Renan mandou uma bomba contra o gol de Marcelo Bonan, mas a bola saiu pela linha de fundo. Na seqüência, foi a vez de Lima ter uma grande oportunidade de diminuir. O atacante recebeu ótimo passe de Elton, deixou a zaga para trás e bateu bem, mas a bola caprichosamente saiu. O atleta não desistiu e acabou premiado aos 22, com um belo gol de fora da área.
Motivado, o Paraná partiu com tudo para cima e conseguiu o empate em mais uma jogada individual, desta vez de Vinícius Pacheco, três minutos depois. O meia-atacante driblou dois zagueiros e mandou de canhota, no ângulo de Marcelo Bonan. Com o empate, o Coritiba tentou reagir, mas o momento era paranista. Entretanto, faltou ousadia ao time para buscar o terceiro.
O castigo veio no final. O volante Serginho foi tirar o perigo da zaga, acabou sofrendo falta de Edmílson, que acabara de entrar, mas o árbitro Antônio Denival de Moraes assinalou falta do jogador paranista. Na cobrança, Marlos colocou a bola mais uma vez no pé de Rodrigo Mancha, que tocou de leve, a bola resvalou na trave, no goleiro Flávio, e morreu na rede do Paraná. Em mais uma lambança, Moraes deu o gol para Ígor.
Veja os principais lances da vitória alviverde no clássico Paratiba
Confira algumas imagens do clássico pelas lentes do fotógrafo Rodolfo Buhrer
Técnico Guilherme Macuglia considera vitória do Coxa justa
Técnico Zetti culpa entrosamento e arbitragem pela derrota
Apesar da derrota, Renan aprovou sua estréia pelo Paraná
Saiba como está a classificação do Campeonato Paranaense
Confira quem enfrenta quem na próxima rodada do Estadual
CORITIBA 3 x 2 PARANÁ
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PRÁrbitro: Antônio Denival de MoraisAuxiliares: Gílson Bento Coutinho e Bruno Boschilia.Gols: Rodrigo Mancha aos dois minutos, e Pedro Ken aos 18minutos do 1.° tempo; Lima aos 22 minutos, Vinicius Pacheco aos 25 minutos, e Igor aos 48 minutos do 2.° tempo.Cartões amarelos: João Vítor, Da Silva e Elton (Paraná); Ígor e Pedro Ken (Coritiba).Cartões vermelhos: Joelson (Paraná).
Coritiba - Marcelo Bonan, China, Henrique, Leandro e Daniel Cruz (Fábio Lopes); Rodrigo Mancha, Juninho (Edmilson), Pedro Ken e Marlos; Anderson Gomes (Igor) e Keirrison. Técnico: Guilherme Macuglia.
Paraná - Flávio, Da Silva (Élton), João Paulo e João Vítor; Alex, Serginho, Joelson, Zumbi (Renan) e Digão; Vinicius Pacheco (Parral) e Lima. Técnico: Zetti.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Deixe sua opinião