O Coritiba conquistou a primeira vitória em casa no Paranaense 2006, nesta quinta-feira, ao vencer a líder Adap por 2 a 0. O atacante Keirrison, de 17 anos, estreou como titular na equipe profissional e marcou o primeiro gol do Coritiba. Jackson fechou o placar, aos 32 do segundo tempo.
O time de Campo Mourão teve dois jogadores expulsos na partida, mas mesmo assim deu trabalho para o goleiro Artur. Isso porque, o time da casa jogou novamente de forma irregular e apresentou um futebol de baixo nível técnico. Com exceção dos jovens Renan e Keirrison, os atletas do Coritiba proporcionaram uma partida burocrática e irritante de ser assistida.
Dos 11 em campo do Coritiba, quatro foram formados nas categorias de base do clube. Além de Renan e Keirrison que foram promovidos dos juniores, o zagueiro Vagner e o volante Rodrigo Mancha começaram a praticar o futebol no próprio Coritiba.
Com o resultado, o Alviverde deixou a penúltima colocação e subiu para a quinta posição, com 9 pontos. A Adap continua com 13 pontos, mas cai para a segunda colocação. Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Toledo, no Oeste do Paraná. A partida terá a transmissão ao vivo pela rede de tevê CNT. A Adap recebe o Londrina, em Campo Mourão.
Primeiro tempo
A partida nem bem começou e a torcida do Coritiba já levou um susto. Na saída de bola, a Adap foi para o ataque e o atacante Adilson Popó obrigou o goleiro Artur a fazer grande defesa. Sinal que os 5.287 torcedores que compareceram ao Couto Pereira teriam fortes emoções durante os 90 minutos.
Nervoso em campo, o Coritiba errava saídas de bola e proporcionava contra-ataques perigosos para o time de Campo Mourão. No ataque, as poucas chances que o Alviverde produzia eram criadas pelos garotos Renan e Keirrison que desfilavam o entrosamento adquirido na Copa SP.
As coisas que estavam ruins para o Coritiba, que tentava muitas jogadas pelo meio da zaga adversária, começaram a clarear aos 24 minutos. O meia Ivan da Adap, se jogou na área e o árbitro mostrou o segundo cartão amarelo para o atleta expulsando o jogador da partida. Com um atleta a mais, o Coritiba foi para o ataque em busca do gol inaugural no Couto Pereira.
Dessa forma, na base do abafa, as redes da Adap não demoraram a balançar. Aos 28, em bela jogada, Keirrison recebeu na entrada da área e com firmeza chutou a bola para vencer o goleiro Fábio. O primeiro gol do atacante de 17 anos na equipe principal do Coritiba.
Logo após o gol, o atacante da Adap Marcelo Peabiru reclamou com o árbitro e levou cartão amarelo. Na saída de bola fez falta dura e recebeu o segundo amarelo e foi expulso da partida. Com dois a mais em campo, o Coritiba parecia que iria ficar absoluto em campo. Porém, em cobrança de escanteio, Leonardo quase empatou a partida para a Adap, aos 41 minutos do primeiro tempo. O atacante subiu no meio da zaga e cabeceou com perigo contra a meta de Artur.
Apesar do susto, o último lance de perigo do primeiro tempo foi do Coritiba, que acertou a trave do goleiro Fábio, no entanto o placar dos primeiros 45 minutos estava definido e os jogadores desceram para o intervalo com o placar mostrando 1 a 0 para o Coritiba.
Segundo tempo
Para a etapa final, os dos técnicos optaram por não mexer nas suas equipes. Márcio Araújo foi enfático, na volta dos vestiários, ao definir a estratégia do Coritiba nos últimos 45 minutos. Nesse momento precisamos ter respeito ao adversário e termos movimentação para fazermos mais gols, precisamos jogar com inteligência e não afunilarmos pelo meio", declarou Araújo.
No entanto, os jogadores do Coritiba pareciam não ter ouvido o recado do técnico e voltaram dispersos dos vestiários. A Adap, mesmo com nove jogadores em campo, conseguia levar perigo à meta do goleiro Artur.
Aos 17 minutos, o Coxa perdeu um gol bisonhamente. Ludemar e Julinho trombaram livres na área e desperdiçaram uma chance clara de aumentar a vantagem no placar. O lance provocou reações na torcida que começou a gritar "queremos time..." e a vaiar os jogadores em campo. O Coritiba não tirava proveito do maior número de atletas no gramado e tornava a partida sofrível de ser assistida.
O clima melhorou um pouco, aos 32 minutos. Jackson, que estava errando muitos passes na partida e arrematando muito mal, se recuperou e marcou o segundo gol do Coritiba. O meia chutou de longe, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Fábio. O gol definou o placar da partida. Nos últimos minutos, o Coritiba apenas administrou a vantagem.
Coritiba 2x0 Adap
Acompanhe algumas imagens da vitória do Coritiba
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas