Carlinhos Paraíba é uma das principais apostas do técnico René Simões para a estreia do Brasileirão| Foto: Antônio Costa / Gazeta do Povo

Neste sábado (9), a partir das 18h30, o Coritiba dá o ponta pé inicial na sua caminhada na Série A do Campeonato Brasileiro. No ano em que completa 100 anos de história, o alviverde tem como sonho maior a conquista do seu segundo título nacional, mas a missão, por óbvio, não é nada fácil. Com um time de bons valores individuais, o Coxa aposta na sintonia entre torcida, time e treinador para surpreender e brigar pelas primeiras posições. O 1º desafio será fora de casa, no estádio Parque Antártica, contra o Palmeiras.

CARREGANDO :)

A Gazeta do Povo On-line acompanha todas as emoções de jogo LANCE A LANCE. Fique ligado!

Um dos maiores trunfos do time para o Brasileirão é o técnico René Simões. Líder da equipe que conquistou a Série B em 2007, ele chega com a missão de conquistar títulos e terá três chances de cumpri-la: Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão.

Publicidade

Disputar o nacional será uma experiencial especial para René. "É uma chance excelente para mim. Tenho 17 anos de experiência e já joguei competições como a Copa da Uefa, Liga dos Campeões e Libertadores, mas poucos Brasileiros. É uma competição sensacional. Você sai de uma cidade com 12 graus de temperatura e joga em outra com 30ºC. Este ano será ainda mais especial por causa das repatriações, como Marcelinho Paraíba aqui no Coritiba, Ronaldo, Fred, Adriano e Edmilson".

O time

Em relação ao time que venceu e eliminou o CSA na Copa do Brasil, três novidades no Coritiba. O zagueiro Felipe, o volante Leandro Donizetti e o atacante Marcos Aurélio tiveram suas voltas confirmadas pelo técnico René Simões no time titular. Os dois primeiros estavam foram por suspensões, enquanto o último foi poupado por desgaste muscular.

No sistema defensivo mais novidades. Rodrigo Mancha, que vinha atuando como volante, terá a incumbência de atuar na zaga pelo lado direito. Felipe ficará no lado esquerdo, com Pereira atuando como lidero. "Acho que o Pereira é muito bom por ali, mas quando sai à caça, não tem o torque e a explosão do Mancha. Contra o Atlético funcionou muito bem. Se não der certo mudamos durante o jogo".

Como estará bem protegido na defesa, René vai soltar o meia Carlinhos Paraíba pela ala e dar liberdade para Pedro Ken e Donizetti, os dois volantes, atuarem ofensivamente. "Vamos ver como fica ali com o Donizetti e o Pedro. Não vi jogarem juntos ainda. Com três zagueiros, preciso de volantes que saiam para jogar. O Donizetti faz isso muito bem, mas ele também terá que cuidar das costas do Paraíba. Ele terá liberdade para aparecer, girar e trabalhar ofensivamente".

Publicidade

Palmeiras

Um dos ingredientes mais interessantes do jogo deste sábado é que a partida marcará o primeiro encontro do artilheiro Keirrison, do Palmeiras, com o clube que o revelou para o futebol mundial. Um dos goleadores do Brasileirão ano passado com 23 gols, K9 vai rever velhos companheiros e reencontrar o técnico René Simões, que foi fundamental em seu desenvolvimento durante a Série B de 2007.

Além de K9, outros dois ex-jogadores do Coritiba poderão estar em campo: os zagueiros Jeci e Maurício. É inegável e natural que, por estarem disputando a Copa Libertadores, os jogadores palmeirenses deixem o Brasileirão um pouco de lado. Contudo, o técnico Vanderlei Luxemburgo sabe que não pode desdenhar a força que tem o Coritiba e, por isso, irá poupar apenas o goleiro Marcos da estreia do "Porco" no Brasileirão. Bruno será o seu substituto.

** ** ** ** ** *** ** ** ** ** **

Palmeiras x Coritiba – 09/05/09, às 18h30

Publicidade

Estádio: Parque Antártica, em São Paulo (SP)Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA-Fifa) e Adson Marcio Lopes Leal (BA) Transmissão: Premier FC e Gazeta do Povo On-line (Lance a Lance)

Palmeiras: Bruno; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians e Keirrison. Técnico – Vanderlei Luxemburgo

Coritiba: Vanderlei, Mancha, Pereira e Felipe; Márcio Gabriel, Donizetti, Pedro Ken, Marcelinho, Carlinhos Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel. Técnico – René Simões

Participe do QUIZ ESPECIAl - Maiores conquistas do Coritiba em Brasileirões

Publicidade