O Coritiba quer se beneficiar do presente que a tabela do Campeonato Paranaense lhe deu. Quinto colocado no grupo B, com 12 pontos, o Coxa inicia hoje, às 20h30, contra o União Bandeirante, no Couto Pereira, a série de cinco partidas em Curitiba entre elas, o clássico contra o Paraná (19/2), no Pinheirão.
Caso faça o dever de casa e vença apenas os quatros jogos no Alto da Glória, o Alviverde alcançaria a marca de 24 pontos, número mais do que suficiente para garantir uma vaga nas quartas-de-final do Estadual. Até aqui, porém, são apenas dois empates e uma vitória do Coritiba no seu estádio
Contas prontas, o goleiro Artur retoma o discurso que antecedeu o jogo da semana passada, contra a Adap: apoio irrestrito da arquibancada durante os 90 minutos para melhorar o desempenho em casa.
"A idéia é justamente essa: garantir a nossa classificação nesses quatro jogos no Couto. Além de o time atravessar um bom momento, tenho a certeza de que o nosso torcedor transformará o estádio num verdadeiro alçapão. Não podemos perder sequer um ponto lá dentro", diz o camisa 1, líder da defesa menos vazada do campeonato, ao lado do Paranavaí, com seis gols sofridos.
O técnico Márcio Araújo, por sua vez, adota um discurso bem mais cauteloso. Do mesmo jeito que não se abateu quando o time foi duramente criticado logo nas rodadas iniciais da competição, também não se deixa levar pela empolgação que os triunfos seguidos sobre Adap e Toledo trouxeram ao clube.
"Mais um vez vou falar em equilíbrio. As vitórias são boas, mas temos de manter os pés no chão e viver jogo por jogo. Primeiro dar o nosso melhor contra o União para depois pensar nas rodadas seguintes", ressalta o treinador, que mais uma vez aposta nos garotos do Alto da Glória para conseguir o terceiro triunfo seguido do Coritiba no Estadual.
Após a bela e segura atuação na vitória por 2 a 0 sobre o Toledo, o novato Henrique, de 19 anos, barrou o "experiente" Vágner. Ele formará a dupla de zaga com o capitão Anderson, que recuperado de lesão, volta à equipe.
"É preciso ter sensibilidade e senso de justiça para escalar quem são os melhores no momento. E esse é o momento dos garotos. Não levo em consideração nem a idade nem o salário. Aqui quem estiver melhor vai jogar", analisa o técnico, que relacionou para o banco os "teens" Fábio Lopes, Pedro Ken e Anderson Gomes.
Em Curitiba
CoritibaCoritiba: Artur; Wilton Goiano, Anderson, Henrique e Julinho; Rodrigo Mancha, Jackson, Renan e Eanes; Ludemar e Keirrison.Técnico: Márcio Araújo.
União Band.Cléberson; Jean, Cléber, Diogo e Rômulo; Maurício, Toni, Zara e Aron; Kanu e Tuti.Técnico: Orlando Bianchini.
Estádio: Couto Pereira. Horário: 20h30. Árbitro: Jarbe Cassou. Auxs.: Sérgio Aparecido Aléssio e Paulo César Mendes.