Coritiba x Rio Branco
Curitiba, 18h30
Coritiba: Édson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha, Davi e Anderson Aquino; Bill. Técnico: Marcelo Oliveira.
Rio Branco: Fabrício; Baiano, Willian, Lucão e Leandrinho; Duda, Marco Antônio, Mini; Eduardo Salles, Edmílson e Negreiros. Técnico: Nei Santos.
Estádio: Couto Pereira. Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis. Auxs.: Luciano Roggenbaum e André Luiz Severo.
Descanso
O Coritiba tem no clima descontraído e tranquilo do elenco um grande trunfo para tentar prolongar a campanha invicta. Até agora já são 21 jogos sem derrota, sequência de resultados que aumentou o moral do grupo. "Estamos em um caminho bacana, mas não podemos estar iludidos", diz Marcelo Oliveira, que dará dois dias de folga para o grupo após o jogo de hoje. Ontem, o clube soube que o adversário da próxima fase da Copa do Brasil está em suspense. O Botafogo-PB conseguiu uma liminar e o jogo de volta contra o Caxias,inicialmente cancelado como punição ao clube paraibano, será quarta-feira, na serra gaúcha. O Botafogo será julgado na quinta, um dia após a partida, por supostamente usar jogadores em condição irregular. O duelo de ida terminou 1 a 0 para o Caxias, em João Pessoa.
"Jogar por música" tornou-se famoso bordão dos radialistas para explicar um time entrosado, criativo, alegre, envolvente e imbatível. O Coritiba de Marcelo Oliveira não foge à regra da batida expressão esportiva. A cantoria move o time que não tem rivais até agora no Paranaense.
Não será diferente hoje no Couto Pereira, às 18h30, contra o Rio Branco, antepenúltimo colocado do Paranaense. Mesmo a cinco rodadas do fim do returno, com vantagem de cinco pontos sobre o segundo colocado, e prestes a quebrar o recorde de triunfos consecutivos no Estadual (12, do Atlético de 2008), o clube só evita cantar vitória.
"Não tem música nenhuma [que embala o time], não. A gente tem de entrar com vontade de vencer, de vestir a camisa com muito amor, bem posicionado em campo e buscando a pontuação necessária", disse o mineiro, que destacou os conterrâneos Alexandre Pires e Paula Fernandes, além da colombiana Shakira, como os mais executados em seu carro quando pensa na forma de armar a equipe.
Entre os jogadores mantendo regra geral dos boleiros o pagode predomina. O ritmo, no entanto, tem concorrência acirrada do sertanejo e do funk. O atacante Bill e o lateral-direito Jonas, apontados pelos companheiros como os mais animados do grupo, comandam a farra musical.
"Gosto mais de pagode, o Jonas de axé e o Bill de funk", disse Léo Gago, outro líder na escolha do som alviverde. Com dores no pé, o volante não treinou ontem, mas não preocupa e vai encarar o time de Paranaguá. "Tem todo tipo de música, desde sertanejo a eletrônica", apontou o atacante Marcos Aurélio, apreciador de pagode e sertanejo, e ainda fora de combate por causa de um estiramento muscular.
Quando o assunto é cantoria, porém, os mais agitados fogem do assunto. "Não sei a letra, se não eu cantava", disse Gago, sobre a canção que segundo ele é a mais ouvida nas concentrações: Superman, A Liga da Justiça, da banda de Axé LevaNóiz. "É melhor chamarmos os outros Super-Amigos antes que chegue toda a Legião do mal", abre a canção.
"Larga mão disso aí, não sei cantar não", esquivou-se também o centroavante Bill. Nem o zagueiro Pereira, mais experiente entre os titulares, com 31 anos, arriscou uma palhinha de seu estilo preferido, o gospel. "De jeito nenhum", declarou o atleta, que volta a ser titular após duas semanas no Departamento Médico.
O ótimo clima no elenco coxa-branca ganha ainda mais motivos para risos quando os próprios jogadores resolvem fazer um barulho. Leonardo é responsável pelo cavaquinho, Jonas, Dênis e Lelê se arriscam nos pandeiros. "Estão bem afinadinhos", contou o volante Willian, fã de Charlie Brown Jr. e de música sertaneja.
O que também não pode faltar é a comemoração dentro de campo. O ataque mais positivo do Brasil marcou 54 gols em 21 jogos até aqui. E promete mais coreografia e dancinhas.
"[O que nos embala] é a música do Coxa, não adianta. Acho que o grupo está vivendo um momento muito bom. Se Deus quiser vai ter mais comemoração do Bonde do Verdão por aí", fechou Bill.
Ao vivo
Coritiba x Rio Branco, às 18h30, na Rádio 98 (FM 98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Deixe sua opinião