Em uma tarde festiva, com um Couto Pereira tomado pela torcida coxa-branca, o Coritiba apresentou lampejos do grande futebol mostrado no 1.º turno da Série B, abriu vantagem, mas se entregou ao esquema de jogo mais aplicado e determinado do Atlético-MG. O resultado de 3 a 2 no jogo a favor dos visitantes garantiu o Galo na Série A do Brasileirão do ano que vem, e deixou o Coxa em situação delicada na Série B.
Sem fazer o dever de casa, o Verdão agora está com chances ainda mais reduzidas de se classificar para a elite em 2007. Com o empate do Náutico, terceiro colocado, a diferença para o time de Recife subiu para cinco pontos. Já o América-RN precisa de apenas mais uma vitória para garantir a última vaga.
Os pontos baixos na equipe paranaense foram os jogadores Paulo Miranda e Cristian, que perderam boas oportunidades para marcar, e não exerceram bem as suas funções. O volante, aliás, irritou a torcida com o excesso de passes errados, e foi o primeiro a ser substituído.
Na próxima rodada, o Coritiba vai até o Distrito Federal no sábado enfrentar o Gama, sem depender apenas de si daqui para frente para subir para a Primeira Divisão. Já os mineiros, totalmente classificados, pegam o Ceará em Fortaleza.
Na tática do "abafa", torcida empurra time no 1.º tempo
Empurrado pela massa alviverde que compareceu no Couto Pereira, o Coritiba começou a partida em cima do Atlético-MG, conseguindo uma boa oportunidade com menos de um minuto de jogo com o meia Caio, um dos destaques da equipe durante a primeira etapa. Na tática do "abafa", os comandados de Paulo Bonamigo apertaram a saída de bola dos visitantes, tentando abrir o marcador. A melhor chance não demorou a aparecer.
Aos cinco minutos, os laterais Andrezinho e Ricardinho tabelaram na entrada da área. O ala direito acabou puxado pelo zagueiro Lima e o árbitro Leandro Pedro Vuaden assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, Caio não quis saber e mandou uma bomba no gol de Diego. Mesmo atrás no placar, os mineiros não se mostravam abalados e tentavam se organizar em campo.
Porém, o Verdão seguia apertando a saída de bola e os meias do Galo, que não conseguiam articular nada. Nos contra-ataques, o Alviverde teve duas ótimas chances para aumentar com Paulo Miranda aos 18 e com Ricardinho aos 26. Dois minutos depois, na segunda tentativa de chegada mais forte dos visitantes, o goleiro Artur lançou no meio para o avante Hugo. Consciente, o jogador lançou para Ricardinho que, sozinho na cara do gol, não perdoou e aumentou para os donos da casa.
Com 2 a 0, o Coxa relaxou e tomou o primeiro gol aos 31. Bilú tentou passar para o atacante Marinho, o zagueiro Leandro trombou com ele, a bola subiu, e Marinho bateu de primeira, em uma bela meia-bicicleta. Ao diminuir a desvatagem, o Galo seguiu tentando o empate, e quase conseguiu com o mesmo Marinho aos 35, mas o avante chutou pra fora.
Nos minutos finais, o Coritiba ainda poderia ter feito o terceiro em duas boas chances desperdiçadas pelo meia Cristian, em uma tarde que parecia não ser a dele. Sem estar nada decidido, o técnico Paulo Bonamigo deixou o gramado no fim do 1.º tempo afirmando que as laterais do campo deveriam continuar sendo o caminho para o triunfo do Verdão em casa.
No 2.º tempo, Verdão não joga nada e cede
Logo no início da segunda etapa, o Galo mostrou porque tem o melhor ataque da Série B e já está classificado para a elite do ano que vem. Em uma falta feita por Índio na lateral da grande área, o ala Luizinho Netto cruzou e Marinho, mais uma vez, marcou de cabeça. O empate foi como um balde de água fria no Coritiba, que tentou se reorganizar dentro de campo.
O melhor futebol do time líder da Série B mostrou-se arrasador na segunda etapa, enquanto o Coritiba, irreconhecível, não apresentou nada que lembrasse o bom futebol dos primeiros 45 minutos. Os meias Cristian e Paulo Miranda continuavam mal no jogo, principalmente o volante, que acabou sacado por Bonamigo aos 14 minutos. A entrada de Rodrigo Batatinha não melhorou em nada o futebol dos donos da casa.
Os visitantes seguiram atuando nos contra-ataques, e com mais qualidade conseguiram a virada aos 28 minutos. Em bola cruzada na área do Coxa, Marcelo Batatais furou de forma incrível e a pelota sobrou para Marcinho, que não perdoou e marcou o terceiro. Depois da virada, o Galo se fechou na defesa, enquanto os donos da casa tentavam o empate. Mas nem a entrada de Eanes deu o poder necessário para uma melhor sorte para o Coritiba.
Confira os principais lances da derrota do Coritiba aqui na Gpol
Veja como está a classificação da Série B
Saiba os resultados da rodada e os próximos jogos do seu time
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião