Nem no melhor dos sonhos do mais otimista coxa-branca alguém poderia imaginar o Coritiba chegando à semifinal do Paranaense que começa, às 16 horas, contra o ACP, em Paranavaí em condição tão favorável.
Como bônus por ter sido o time de melhor aproveitamento no campeonato até o momento, o Alviverde encara o Vermelhinho com algumas cartas na manga. O fato de jogar por dois resultado iguais para chegar à decisão é uma delas. Poder decidir em casa, com a ajuda de um Couto Pereira provavelmente abarrotado também empolga os jogadores. Duelar contra uma equipe teoricamente mais fraca, de menor expressão, enquanto os rivais Atlético e Paraná se matam do outro lado da chave, fecha o arsenal de vantagens coxas-brancas.
"De nada adiantará chegar a essa situação e não demonstrar força para derrotar o Paranavaí nesses dois jogos", alertou o técnico Guilherme Macuglia, preocupado em blindar o elenco de qualquer oba-oba.
A ascensão justamente na reta final do campeonato, culminando com um possível título, aliado a um bom desempenho na Copa do Brasil faz parte do programa coxa-branca de entrar embalado na disputa por uma das quatro vagas no Brasileiro da Série A de 2008. "O pensamento aqui no Coritiba tem que ser sempre de vencer. Estamos em busca de um algo a mais, que é o título paranaense, para ganharmos confiança e recolocar o clube na elite", discursou o atacante Keirrison, autor de oito gols no Estadual.
"O grupo está encorpando, ficando mais forte, do jeito que o Guilherme quer. A tendência agora é só crescer e ganhar moral para o Brasileiro", reforçou o lateral-esquerdo Douglas Silva.
A boa fase, contudo, pode ir embora num passe de mágica. Para isso basta que a equipe não confirme o favoritismo que lhe conferem os números e esbarre no ACP, ainda invicto no ano em cinco confrontos com o trio de ferro (três vitórias e dois empates). Será a senha para que o ambiente conturbado que marcou os dois últimos anos da história alviverde volte a atrapalhar o projeto de volta à Primeira Divisão.
Experiente, Macuglia tem consciência da linha tênue que o time atravessa. Por isso usa diariamente a frase "nós ainda não conquistamos nada" como mantra no CT da Graciosa. "Temos de demonstrar o mesmo futebol que estamos apresentando para conseguir o resultado favorável. E aqui todos somos conscientes disso. O Paranavaí vem crescendo na competição, ganhou em casa do Atlético e empatou na Baixada. É um adversário extremamente perigoso. Vai ser difícil", afirmou o treinador.
Na TV: Paranavaí x Coritiba, às 16 h, na Globo/ RPC.
Em Paranavaí
Paranavaí x Coritiba
Vanderlei; Rodrigo De Lazzari, Diego Correia e Rones; Gilberto Flores (Adriano), Márcio, Tales, Agnaldo e Roque; Tiago e Edenílson.Técnico: Amauri Knevitz.
Artur; Henrique, Luizão e Douglão (Adriano); China, Juninho, Túlio, Pedro Ken e Douglas Silva; Anderson Gomes e Keirrison.Técnico: Guilherme Macuglia.
Estádio: Waldemiro Wagner. Horário: 16 horas. Árbitro: Antônio Denival de Moraes. Auxs.: Ivan Carlos Bohn e Pedro Martinelli.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião