O Coritiba reabilitou mais uma equipe neste Campeonato Brasileiro. Apesar de ter saído com a vantagem no placar, o alviverde não soube segurar o resultado e o Internacional conseguiu a virada. O placar final ficou em Inter 3 x 2 Coxa, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre.
A tática defensiva do técnico Cuca deu um resultado muito positivo durante o primeiro tempo. Jogando no erro do adversário, os jogadores do Coritiba exploraram com sabedoria as jogadas de contra-ataque, principalmente pelos lados do campo.
Mesmo assim, o Internacional começou a partida com jogadas mais incisivas e ousadas. Todas as jogadas passavam pelo meio de campo, principalmente através de Jorge Wagner, e a maioria delas era com bolas alçadas na área.
Por fim o Coritiba não soube administrar a vantagem conquistada no 1º tempo. Para a segunda etapa o técnico Muricy Ramalho fez modificações e conseguiu, além da virada, a vantagem no placar. Ao todo, 23.154 torcedores viram a reabilitação do Inter no campeonato, já que não vencia há 4 jogos no Beira Rio.
Primeiro tempo
O jogo começou favorável ao Internacional. O colorado gaúcho ameaçava a meta do goleiro Vizotto através das investidas do meia Jorge Wagner e do entrosamento surpresa entre os atacante Gustavo e Michel.
Aos 4 minutos, por exemplo, o meia Jorge Wagner cobrou muito bem uma falta e o goleiro Vizotto espalmou evitando o 1º gol do Inter. Um pouco depois, em nova jogada de Jorge Wagner, outra chance para o colorado. Recebendo a bola na esquerda, o meia do Inter cruzou para a cabeçada de Gustavo que passou perto do gol coxa-branca.
Lá pelos 15 minutos do 1º tempo o Coritiba equilibrou o jogo, principalmente nas descidas ao ataque dos alas, direito Jackson e esquerdo Ricardinho. O primeiro gol da partida saiu de uma dessas jogadas.
Depois de uma grande passe de Marquinhos, Jackson recebeu a bola pelo lado direito. Carregou a bola, ergueu a cabeça e fez um cruzamento para a grande área. Antecipando-se ao ataque, Clemer saiu na bola, mas falhou. O goleiro rebateu a bola para a pequena área e Caio surgiu por trás da zaga para completar para o gol. Inter 0 x 1 Coxa.
As principais chances do gol do Internacional saíam dos pés do meia Jorge Wagner. Ou o lance era originado, ou passava ou era concluído por ele. Nas cobranças de falta e escanteios a bola sempre levava perigo ao gol de Vizotto.
O Coritiba diminuiu ainda mais o ritmo de jogo depois que abriu o placar. Algumas jogadas eram realizadas pelos alas coxa-brancas e também pelo meia Marquinhos, um dos melhores jogadores do primeiro tempo. Aos 39 minutos, por exemplo, o meia deu um bom passe para o volante Silas que chutou forte. A bola desviou na zaga e passou perto do gol gaúcho.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, vendo a superioridade do Coritiba, mesmo que pequena, o técnico Muricy Ramalho fez duas modificações. Tirou os jogadores Índio e Alex, para a entrada de Wellington e Ricardo, respectivamente. Já o comandante tricolor não fez nenhuma mudança.
O Internacional voltou com muito mais ânimo e deixando claro que a bronca nos vestiários foi grande. Jogadas de ataque começaram a aparecer dos pés dos jogadores que entraram no segundo tempo.
De tanto pressionar, o Inter chegou ao empate. Aos 6 minutos da segunda etapa, Jorge Wagner, o melhor jogador colorado em campo, cobra uma falta da esquerda para dentro da área paranista. Sem marcação nenhuma, Gustavo aparece sozinho para cabecear para as redes do goleiro Coxa.
As modificações do Inter surtiram efeito e o jogo passou a ser mais vantajoso para o clube colorado. E isso ficou mais do que claro quando aos 27º o Internacional amplia. Depois de uma jogada sem sentido da zaga coxa, Alexandre cometeu a falta máxima. Na cobrança, Jorge Wagner bateu bem e balançou as redes do Coritiba.
Os jogadores gaúchos se encheram de motivação e fora para cima do Coritiba definitivamente. Três minutos depois, aos 30 minutos, o Inter marcou mais um. Depois de uma boa jogada do meia Wellington, o sistema defensivo falha novamente e a bola morre nas redes do goleiro Vizotto.
Os jogadores do Coritiba não tiveram tempo nem de assimilar a pancada. Após uma bela jogada originada dos pés do ala Ricardinho, o Coritiba diminui o placar. Marquinhos ajeitou a bola de cabeça para o chute do artilheiro Renaldo, para as redes de Clemer.
O Coritiba até tentou chegar ao empate. As jogadas ainda aconteceram com certo perigo para o goleiro Clemer. O Inter passou a se preocupar ainda mais com a defesa para manter o placar que lhe era favorável.
E ficou nisso. Internacional 3 x 2 Coritiba.
Confira a ficha técnica do jogo
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião