O novo modelo de gestão do Coritiba, inspirado em administrações empresariais, começa a dar os primeiros resultados após o plano emergencial lançado no ano passado, com foco no acesso à Série A nacional. A base deste início de temporada promissor, como comprovou a vitória por 4 a 2 no Atletiba de domingo, passa necessariamente por dois pontos-chave: organização e continuidade.
Baseado nesse novo modelo de administração, com cobranças quase que diárias por resultados, o clube renovou contratos da maior parte do grupo campeão da Segunda Divisão. Também partiu ao mercado em busca de soluções específicas para reforçar o grupo. Segundo o vice-presidente, Vilson Ribeiro de Andrade, mentor intelectual da transformação, o plano foi traçado ainda em setembro de 2010, em reunião que contou a presença do coordenador de futebol Felipe Ximenes e do então técnico Ney Franco. Em conjunto com a comissão técnica ficou definido quem deveria ter o contrato ampliado.
"Focamos na renovação de nomes importantes como o Leonardo, Pereira e o Marcos Aurélio", conta Andrade, que neste ano também estendeu os compromissos do zagueiro Lucas Mendes, do goleiro Vanderlei e do volante Leandro Donizete.
Do time titular, apenas o goleiro Édson Bastos tem contrato até o fim da temporada. Todo o restante da equipe está vinculado ao Coxa ao menos pelos próximos dois anos ou o clube tem a opção de compra, caso do meia Davi. A diretoria também já demonstrou o interesse na permanência de reservas importantes, como o zagueiro Jéci e o meia Geraldo, cujos acordos terminam na metade do ano.
Na mesma reunião ficou estabelecida como seria a busca por reforços. Na ocasião, a contratação de Davi, Eltinho e Emerson, todos vindos do Avaí, foi considerada uma oportunidade de mercado, como revela Andrade. "Deu muito certo", comemora o dirigente.
A próxima aquisição será o meia Éverton Santos, ex-Corinthians e São Caetano. Para contar com o jovem de 21 anos, o clube investiu na compra de 50% dos direitos econômicos do atleta, repetindo a engenharia feita com Léo Gago, Eltinho e Emerson, todos representados pela L.A. Sports.
"Nossa relação com eles não é de parceria. É como com qualquer outro empresário. Mas temos afinidades, o que facilita", justifica Andrade.
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