O Coritiba, mesmo enfrentando a maior crise político-adminsitrativa dos seus 97 anos, se mantém a frente de Atlético e Paraná Clube no ranking de clube divulgados anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol.
O alviverde paranaense conseguiu somar 1.322 pontos e atualmente ocupa a 14.ª posição, ficando regionalmente atrás de Internacional (8.º) e Grêmio, que lidera o ranking. O Atlético vem pouco atrás do Coritiba com 1.167 pontos ocupando a 19.ª colocação. O Paraná, em 23.º, soma 936 pontos atualmente. Completam o ranking dos 10 melhores colocados o Corinthians (2.º - 1.891 pontos), Vasco (3.º - 1.875), Flamengo (4.º - 1.860), São Paulo (5.º - 1.819), Atlético-MG (6.º - 1.810), Palmeiras (7.º - 1.784), Cruzeiro (9.º - 1717) e Santos (10.º - 1590).
Os pontos dados pela CBF levam em consideração a participação das equipes em competições nacionais, como a o Campeonato Brasileiro das séries A, B e C, além da Copa do Brasil. Ficam excluídas competições como as copas Libertadores e Sul-Americana e o Mundial de Clubes da Fifa. Os pontos atribuídos vão de 60 a 51, sendo 60 para o campeão brasileiro e 51 para o décimo. O mesmo sistema se aplica na Série B (40 a 31 pontos) e Série C (20 a 11). Na Copa do Brasil o vencedor leva 30 pontos, o segundo 20 e o terceiro 10.
O secretario da diretoria executiva do Coritiba, Luiz Henrique de Barbosa Jorge, destaca a tradição do clube como fator determinante. "Isso mostra a força da camisa Coxa, da tradição de um clube quase centenário e com origem pura, sem nenhuma fusão. É um clube tradicional e com uma história de conquistas. Isso também mostra que não somos um time da moda e temos uma torcida fervorosa e participativa, apesar de qualquer problema extra-campo".
Terceiro paranaense melhor colocado no ranking, o Paraná desconsidera o real valor deste tipo de classificação. "A gente não considera esse ranking muito não. Temos mesmo é que considerar o que é prioritário para o Paraná Clube, que é montarmos times com qualidade para jogarmos bons campeonatos. Já fizemos grandes campanhas e continuamos na mesma neste ranking", explicou o dirigente José Domingos.
O diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, alegou desconhecer como o ranking da CBF é montado, mas acabou agradecendo por ele existir. "Não levamos isso muito a sério. Eu não sei como isso funciona direito e como eles chegam a esse número, mas com certeza ele foi importante para garantir o Atlético na Copa do Brasil do próximo ano".
Leia também:
Coritiba tem melhor média de público entre os paranaenses
INTERATIVIDADE
Torcedor, é a sua vez de ser o comentarista. Qual é a sua avaliação sobre o desempenho do seu time na temporada 2006?
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas