Tcheco volta para devolver o Coxa à elite
Armador, segundo volante, cobrador de faltas e escanteios, até lateral. Nesta sexta-feira (10), o novo coringa do Coritiba foi apresentado oficialmente. Tcheco falou em humildade e vontade de reerguer o clube que o catapultou ao futebol. Para isso, o jogador está disposto a jogar em qualquer posição."Vaidade não é comigo. No que precisar contar comigo não tem problema. No meio, lateral... Quando precisar, vou estar à disposição. E certamente o Ney Franco saberá me utilizar no momento certo", afirmou o jogador, que chegou acompanhado por um torcedor -- promoção do clube, que espera, com o retorno do ídolo e a volta para seu estádio, aumentar o número de associados. "O desejo é maior de reerguer o Coritiba. E, o mais importante de tudo, com uma certa idade, é ter motivação."É mais ou menos assim que pensa também o técnico Ney Franco. O comandante comemorou o aumento de opções para montar a equipe depois da chegada do jogador. "Pensei desde o momento em que o nome foi colocado à minha disposição. O Tcheco pode jogar como meia de ligação, segundo volante no 3-5-2... Taticamente nos dá várias opções", disse o treinador, que foi só elogios ao reforço. "E tem também a bola parada. E cadencia o jogo. Acho que a gente está precisando de um jogador como esse", continuou.O meia revelou que o primeiro a comemorar o retorno ao Alto da Glória foi seu filho. Mas até quem disputará posição com Tcheco ficou satisfeito com a contratação. "É um jogador experiente, rodado, vai ter muito a apresentar para gente. Vem para ajudar, teve uma passagem feliz e o grupo está de braços abertos para receber ele", disse o armador Enrico. A disputa de posição, contudo, só deverá começar para a partida contra a Portuguesa.
A ansiedade para a volta do Coritiba ao Couto Pereira é visível no Alto da Glória. O site do clube conta as horas para o retorno. A diretoria do Alviverde utiliza o fato para tentar aumentar o número de sócios. E até os jogadores não cansam de ressaltar a importância do fim do exílio em Joinville.
Contudo, antes da festa programada para daqui uma semana, existe uma Arena Jacaré pelo caminho, um América-MG, e a cidade de Sete Lagoas. Se o Coxa quiser cumprir sua meta de retornar ao seu estádio em uma situação tranquila na tabela da Série B, a partida de sábado, às 15h50, com transmissão da RPC, tem importância redobrada. O que parece ter sido bem entendido pelos atletas."A volta (ao Couto) é mais expectativa do torcedor, pois a imprensa dá um foco maior para isso. Mas a gente sabe da importância do jogo com o América. É um time que no final do campeonato vai brigar para subir", afirma o meia Enrico. Ele afirma que, se estar com a cabeça no jogo de hoje for garantia para a vitória, o torcedor não precisa se preocupar. "Nós estamos superfocados."
O Coelho é adversário direto do Coritiba na luta por uma das quatro vagas de acesso. Com 33 pontos, os mineiros têm três a menos que os paranaenses e farão de tudo para vencer o time de Ney Franco. Assim, ultrapassariam o adversário pelo saldo de gols. Nesse caso, a situação do Coxa poderia piorar mais dependendo dos resultados paralelos. O Bahia, por exemplo, atual 4.º colocado, com 34 pontos, joga logo depois, em casa, contra o lanterna Ipatinga.
Ou seja, enquanto o contador alviverde continua avisando que faltam 6 dias e algumas horas para o reencontro contra a torcida, o relógio do técnico Ney Franco faz uma outra leitura da realidade.
"Estamos totalmente focados no jogo com o América. A gente sempre falou que quer voltar para o Couto no G4. E para isso temos de vencer, para que a gente possa finalizar isso [o período de punição]. Por isso os jogadores estão muito focados nesse jogo", avisou o treinador que deu uma mostra da importância da partida a partir de uma analise detalhada do adversário. "É uma equipe que vem em um bom momento, ganhou o último jogo fora de casa e já trabalhou dentro do G4. Está distante apenas três pontos da gente. Joga no 3-5-2, tem jogada forte em bola parada com o Irênio e tem uma marcação muito forte no meia."
Com relação ao time que venceu o Naútico, o Alviverde só terá um desfalque: Léo Gago. O volante recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Marcos Paulo. Apresentado ontem, Tcheco (leia matéria no box), apesar de ter a documentação regularizada, nem viajou com a equipe.
* * *
Ao vivo
América-MG x Coritiba, às 15h50, na RPC TV e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
América-MGFlávio; Micão, Preto e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu Araxá, Leandro Ferreira, Irênio, Luciano e Otávio; Fábio Jr. Técnico: Mauro Fernandes.
CoritibaVanderlei; Jeci, Pereira e Cleiton; Fabinho Capixaba, Andrade, Marcos Paulo, Rafinha e Dênis; Enrico e Leonardo.Técnico: Ney Franco.
Estádio: Arena do Jacaré. Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP). Auxs.: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ).
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião