O Coritiba jogou mais uma vez com "sorte de campeão" e conseguiu somar três pontos na tabela da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória de 2 a 1 sobre o Santo André, o alviverde deu o tão esperado penúltimo passo rumo à elite do futebol nacional e agora faltam apenas duas vitórias para o Coxa carimbar seu passaporte de volta à 1.ª divisão.
O alviverde chega aos 58 pontos e abre seis de diferença em relação ao segundo colocado da Série B e dez em relação ao quinto. Com mais de 20 mil torcedores no estádio cantando e apoiando o tempo todo, o Coritiba vence mais uma.
O jogo
A primeira chance foi do Coritiba, mas os primeiros 20 minutos tiveram amplo domínio para o Santo André. Aos 4 minutos Marlos ciscou na frente da marcação e cruzou para Keirrison tentar o domínio em posição de impedimento. Um minuto depois os visitantes surpreenderam. Após uma bola rebatida pela zaga Coxa, Jaílson dominou de frente para o gol, driblou a marcação e mandou um belo chute na gaveta de Edson Bastos.
Após o gol o Santo André continuou na pressão aproveitando a apatia e desorientação dos jogadores do Coritiba. Aos 8 minutos a equipe paulista teve duas chances para ampliar o placar. Na primeira, Márcio Mexerica fez o drible, abriu espaço e mandou forte para boa defesa de Edson Bastos. Pouco depois, ainda no mesmo minuto, Jaílson aproveita falha da zaga alviverde e chuta à queima roupa para brilhante defesa do camisa 1 Coxa.
Expulsão polêmica
O lance mais polêmico da primeira etapa aconteceu aos 17 minutos, quando após uma dividida entre Túlio e Douglas, o jogador do Coxa levou a pior. A entrada do zagueiro do Santo André foi viril demais, na opinião do árbitro, que mostrou cartão vermelho para o jogador. Os ânimos ficam exaltados e a partida "ganhou" em violência e nervosismo.
A primeira chance real de gol para o Coritiba aconteceu apenas aos 25 minutos, quando Careca chutou de longe e sem muita força. A bola quicou na grama e quase enganou o goleiro Neneca, que deu um "tapa" na bola e mandou para escanteio. Nova chance alviverde só aos 39, quando Gustavo roubou a bola, tocou para Keirrison que manda para Marlos. O goleiro do Santo André se antecipa e faz o corte.
Segundo tempo
Para a segunda etapa os jogadores do Coritiba mostraram entender o que precisava ser feito para que a vantagem passasse a ser alviverde. "A gente não esperava tomar o gol no começo do jogo. Estávamos esperando um jogo diferente e agora ficou mais difícil. Eles estão muito atrás. Agora temos que explorar as jogadas pelas laterais e as bolas para o Gustavo", disse o meia Pedro Ken.
O Coritiba passou a tentar as bolas alçadas na área como principal opção ofensiva e aos poucos foi tomando para si o controle da partida. A pressão surtiu o resultado esperado aos 9 minutos. Henrique Dias dá um lindo passe para o meia Túlio, que domina dentro da área e chuta forte para grande defesa de Neneca. No rebote, Gustavo surge para tocar de cabeça nas redes do Santo André.
A virada
O domínio passou realmente a ser do Coritiba, que no embalo da torcida partiu para cima do Santo André em busca do gol da vitória. Aos 23 minutos Túlio recebeu em velocidade dentro da área e deu um toque sutil para o Gustavo, que nem teve muito trabalho para empurrar a bola para as redes e decretar a virada Coxa.
A partir dali os treinadores efetuaram todas as substituições a que tinham direito e o jogo perdeu um pouco de ritmo. O Coritiba passou a administrar o resultado, mesmo que em dado momento não tinha nenhum volante de ofício em campo. Aos 28 minutos Henrique foi expulso e o número de jogadores em campo ficou igual. A melhor chance de modificar o placar aconteceu aos 39 minutos, quando Keirrison recebeu na entrada da área e tocou por cobertura, vencendo o goleiro. No último instante Luiz Henrique apareceu e fez o corte.
Confira a ficha técnica do jogo e os lances da vitória do Coritiba
Veja como está a classificação da Série B
Acompanhe os resultados da rodada e os próximos jogos
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Deixe sua opinião