Considerado favorito na Série B, o Coritiba inicia a busca pelo acesso no sábado (14), contra o Sampaio Corrêa, fora de casa. Históricamente, a Segundona é marcada pelo equilíbrio. Clubes como Internacional e Vasco, por exemplo, conquistaram a vaga na elite, mas não alcançaram o título.
Separamos seis adversários que, na teoria, são os principais candidatos a complicar o percurso coxa-branca na briga por uma das quatro vagas na Série A.
TABELA: confira todos os jogos da Segundona
Goiás
Ao lado do Coritiba, o Goiás é favorito na Série B por contar o maior poder financeiro em relação aos rivais. O Esmeraldino foi campeão estadual e no confronto direto contra o Coxa, na Copa do Brasil, levou a melhor e eliminou os paranaenses. Os time comandado pelo experiente Hélio dos Anjos tem como destaques o zagueiro ex-Paraná, Eduardo Brock, e o atacante Carlos Eduardo.
Figueirense
Rebaixado em 2016, o Figueirense decepcionou na Segundona do ano passado. Mas, neste ano, o clube do Estreito de Florianópolis promete chegar forte. Milton Cruz aposta na experiência de atletas como Maikon Leite e Jorge Henrique. No Catarinense, o Figueira bateu a Chapecoense, em Chapecó, e levantou o caneco.
Ponte Preta
Acostumada a disputar a Série B ‘para valer’, a Macaca aposta mais no peso da camisa do que no time atual. Na última vez que foi rebaixada, a Ponte subiu no ano seguinte. No Paulistão, a campanha foi modesta e o clube não conseguiu se classificar para as fases finais. Em compensação, Doriva chegou ao comando técnico e a equipe conquistou o título do interior.
>> LEIA TAMBÉM: Coritiba precisa regularizar pendências para acertar com a Caixa Econômica
Avaí
O Avaí aposta na continuidade do técnico Claudinei Oliveira, que está no cargo desde agosto de 2016. No Catarinense, o Leão da Ilha foi mal. Mas na Copa do Brasil, o time segue vivo após eliminar o Fluminense e agora enfrenta o Goiás na quarta fase do torneio nacional. O interminável Marquinhos segue como líder do elenco, apesar de alternar entre a titularidade e a reserva. O grupo também manteve atletas que disputaram a Série A, como Betão, Fagner Alemão e Judson.
Londrina
O LEC bateu na trave em 2016 e 2017, quando terminou na 6.ª e 5.ª colocação, respectivamente. Nesta temporada, o Londrina aposta em Marquinhos Santos, ex-técnico do Coritiba. O Tubarão também rivaliza com o Coxa no mercado e anunciou o atacante Dagoberto, que flertou com o Alviverde antes de desembarcar no Norte do estado.
Fortaleza
Entre os representantes do Nordeste, o Fortaleza aparece como principal concorrente. O clube vive uma reestruturação para chegar à elite e subiu no ano passado para a Série B após oito longos anos na Terceira Divisão. O time comandado por Rogério Ceni aposta no atacante Gustavo, o Gustagol, que tem 16 gols em 17 partidas na temporada.
***
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião