O Coritiba recebe o Bahia, na tarde desta quinta-feira (15), às 16h, no Couto Pereira. O duelo da 7ª rodada do Brasileirão marcará o reencontro com o meia Zé Rafael, que aos 23 anos é o grande destaque da equipe baiana.
TABELA: Veja a classificação da Série A
Formado nas categorias de base do Coxa, Zé Rafael é considerado uma “joia perdida” no Alto da Glória. Na base, era a grande promessa da sua geração. E logo que subiu para o profissional, em 2013, recebeu a benção do ídolo Alex. Entretanto, o meia ganhou poucas oportunidades. Foram 17 jogos – a maioria deles saindo do banco – e nenhum gol marcado.
Insatisfeito com a falta de chances, pediu para ser emprestado. Em 2014, ele teve curta passagem pelo Novo Hamburgo, mas foi no Londrina que Zé Rafael realmente apareceu para o futebol.
Em 2015, foi o destaque do LEC no acesso para a Série B. Já no ano seguinte, mostrou evolução e foi o artilheiro do clube na boa campanha da Segundona, anotando oito gols.
Foi o suficiente para chamar atenção dos clubes da Série A no início do ano. O Vasco sondou o meia, mas foi o Bahia que comprou em definitivo o jogador - o Coxa ainda tem um percentual de vitrine entre 10% e 30% em caso de venda futura. No Nacional, Zé Rafael anotou um gol e distribuiu três assistências, além de ditar o ritmo do Bahia.
“São coisas do futebol. Tem clubes que você consegue jogar e outros não. Depende muito da situação, as vezes você tem mais chances, o clube te dá suporte. O Zé Rafael é um excelente jogador. Só espero que ele não jogue bem na quinta”, comenta o atacante Henrique Almeida, em tom bem humorado.
Ficha técnica
Coritiba
Wilson; Dodô, Márcio, Werley e Thiago Carleto; Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real; Rildo, Henrique Almeida e Kleber. Técnico: Pachequinho.
Bahia
Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Juninho, Renê Júnior, Zé Rafael, Allione e Vinícius; Edigar Junio. Técnico: Jorginho.
Arbitragem
Wagner Reway (MT/FIFA), auxiliado por Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT).
TV
Premiere.
Fique de olho
Thiago Carleto
Será a estreia do lateral-esquerdo de 28 anos pelo Coxa, que terá a responsabilidade de manter o nível de atuação do titular William Matheus, suspenso pelo terceira cartão amarelo. O último jogo de Carleto foi em abril, pelo Linense, contra o São Paulo, no Paulistão.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas