O Coritiba cobra do Atlético, na Justiça Comum, aproximadamente R$ 750 mil como indenização por dano moral pela transmissão irregular do jogo final do Campeonato Paranaense de 2018 (veja o pedido judicial).
O Furacão exibiu parte do clássico Atletiba do dia 6 de abril pela internet – no Youtube e no Facebook – apesar de o Coxa ter vendido seus direitos de transmissão para a TV Globo. Pela lei brasileira, uma partida só pode ser exibida com anuência dos dois clubes envolvidos.
MATEMÁTICA Brasileirão: contas para título, Libertadores e rebaixamento
TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão
A reportagem da Gazeta do Povo apurou que o valor pedido pelo Alviverde tem como referência a quantia recebida pelo Atlético pelas finais do Estadual de 2016: R$ 1,5 milhão. Como a transmissão na internet aconteceu somente no duelo na Arena da Baixada, os advogados do Coxa pleiteiam quantia proporcional.
O processo, protocolado na semana passada na 17ª Vara Cível de Curitiba, está no início e não tem data para ter o mérito julgado.
MERCADO: Veja quem chegou e quem saiu do seu clube
TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos da Série B
No início de abril, pouco depois da polêmica, o presidente coxa-branca, Samir Namur, havia garantido que a situação certamente chegaria nos tribunais.
“O Coritiba também tem uma pretensão aí, que é moral, do uso indevido da sua marca, do seu nome, sem sua autorização. Então, o Coritiba também vai, dentro de uma estratégia jurídica, ingressar com medidas para reparar esse prejuízo moral que sofreu”, disse o dirigente, na época.
Relembre o caso
O jogo decisivo do Paranaense foi transmitido pelo Furacão no Youtube, mas o sinal caiu aos 44 minutos da primeira etapa, após reivindicação da TV Globo, dona dos direitos de transmissão do torneio. Os minutos finais do duelo também foram mostrados no canal atleticano no Facebook.
No ano anterior, quando a gestão do Coritiba era comandada pelo presidente Rogério Bacellar, três clássicos foram exibidos na internet. Na ocasião, ambos os clubes não haviam negociado os direitos com a televisão e decidiram mostrar os jogos de maneira conjunta via streaming.
Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018
O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!
*
Tabelas
**
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia