Poucos times aproveitaram tanto a intertemporada quanto o Coritiba. O tempo extra para arrumar a casa fez diferença e o resultado apareceu nos números: com 20 pontos conquistados em nove rodadas depois da pausa no meio do ano, o Coritiba é a melhor equipe desde da Série B desde então. O aproveitamento no período é de 74%, superior à maioria dos campeões da Série B nos últimos anos.
Já são oito jogos sem perder, a maior sequência invicta da Série B atualmente. O bom desempenho alçou o time da 11.ª colocação na nona rodada, à vice-liderança, a dois pontos do líder Bragantino (34 pontos a 32 pontos). Desde que a competição recomeçou já são seis vitórias, dois empates e uma derrota.
Confira a campanha do Coritiba depois da pausa:
- Criciúma 2 x 1 Coritiba
- Coritiba 2 x 1 São Bento
- Coritiba 2 x 0 Vila Nova
- Operário 1 x 1 Coritiba
- Coritiba 3 x 2 Botafogo-SP
- Sport 1 x 1 Coritiba
- Coritiba 2 x 0 Figueirense
- Coritiba 2 x 0 Brasil de Pelotas-SP
- Oeste 0 x 2 Coritiba
Reviravolta
No auge da crise, com apenas doze pontos conquistados em oito jogos, faltou pouco para o Coritiba trocar de treinador. Quando o presidente Samur Namur bancou a permanência de Umberto Louzer no comando do time, poucos imaginavam que o roteiro pós-pausa seria tão bom.
A derrota para o Criciúma logo no primeiro jogo foi simbólica e gerou muitos protestos, mas o trabalho foi mantido e os jogadores conseguiram reagir em campo. Outro fator importante foi a presença da torcida, que tem lotado o Couto Pereira, transformando a cobrança em apoio.
Além disso, o elenco tem demonstrado mais maturidade para lidar com situações adversas. "O grupo está unido, está fechado", garante o meia Juan Alano.
Na briga
Levando em conta o campeonato todo, o Coritiba também tem bons números.
- Melhor ataque: 25 gols, empatado com o Bragantino.
- Melhor mandante: Sete vitórias, um empate e uma derrota nos jogos em casa.
- Artilheiro da Série B: Rodrigão, com 10 gols.
Além disso, ao ultrapassar a barreira dos 30 pontos depois da última vitória, o Coxa chegou à metade dos pontos necessários para subir. O número mágico é de 65 pontos, mas a probabilidade de subir com pontuação menor é grande nesta temporada (cerca de 99% segundo o instituto de matemática da UFMG).
Lutando para manter a boa fase e os bons números, o Coritiba enfrenta o líder Bragantino na quinta-feira, às 21h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Próximos jogos do Coritiba
- Bragantino x Coritiba - 22/8 , às 21h30
- Coritiba x Vitória - 27/8, às 19h15
- Ponte Preta x Coritiba - 31/8, às 16h30
- Coritiba x Atlético-GO - 07/9, às 16h30
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião