O Couto Pereira receberá em janeiro do próximo ano a 1ª edição da Taça Kaiser, torneio que vai reunir alguns dos principais campeões de disputas amadoras do país. O vencedor da Suburbana 2018 de Curitiba será um dos participantes. O anúncio do estádio do Coxa como o escolhido para receber as equipes foi realizado nesta semana no evento de lançamento do campeonato, em São Paulo.
“Curitiba tem uma boa infraestrutura e o Couto Pereira é um local mais aberto que tem uma cenografia que funciona muito bem para nós. O objetivo de levar para um estádio é passar para esses jogadores amadores o ambiente de uma final profissional. Eles terão um fim de semana de futebol de elite mesmo”, explica Gustavo Hila, gerente de marketing da Kaiser.
O torneio no Couto, marcado para os dias 19 e 20 de janeiro, receberá quatro equipes que disputarão semifinal e final. Além do campeão da Suburbana de Curitiba, participarão os vencedores da Copa Corujão, de Belo Horizonte, da Copa Cidade Master (Santa Cruz do Sul-RS) e da Liga Blumenauense, de Santa Catarina.
As quatro cidades envolvidas têm forte tradição no futebol amador. A Suburbana curitibana, por exemplo, é disputada desde 1941. O Iguaçu, de Santa Felicidade, é o atual bicampeão amador da capital e lidera a edição desta temporada.
Padrinhos do ‘futebol raiz’
O torneio foi criado para reforçar o movimento pela “volta do futebol de verdade”. Por isso, os times amadores são os protagonistas. Três ex-jogadores folclóricos do futebol nacional foram escolhidos como padrinhos: Vampeta, Túlio Maravilha e Dadá Maravilha.
“A competitividade na várzea é muito grande. Tem muitos campeonatos amadores pelo país com séries A e B e times com média de público maior que muitos clubes profissionais. Aí você vê a importância desses torneios”, diz Vampeta.
“Eu joguei muito em terra batida e ali está o futebol de verdade. Hoje tem muita molecada mais preocupada com fone, gelzinho no cabelo, mas com pouco futebol”, reforça Túlio que, aos 50 anos, acertou contrato para defender em 2019 o Taboão da Serra, da Terceira Divisão de São Paulo.
Durante o torneio no Couto, as equipes participantes ainda vão participar de “resenhas do conhecimento”, ou seja, palestras com dirigentes, preparadores físicos e olheiros de clubes da Série A do Brasileirão.
*O jornalista viajou a convite da Kaiser
***
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião