O Coritiba tem uma série de desafios nesta parada da Copa América. O técnico Umberto Louzer recebeu a confiança da diretoria e foi mantido no cargo. O Coxa só volta a campo contra o Criciúma no dia 09 de julho, às 21h30, no Heriberto Hülse, pela nona rodada da Série B, e encara o período sem partidas como forma de “organizar a casa”.
TABELA: Confira todos os jogos e a classificação da Série B
Listamos quatro desafios para o Coritiba ajustar nestes quase 20 dias de intertemporada:
Limpar o departamento médico
O Coritiba vem sofrendo com as lesões em sequência. Atualmente, o DM tem quatro atletas importantes. No duelo contra o Paraná, ainda pela oitava rodada, os titulares Diogo Mateus, Giovanni e Rafinha saíram com problemas musculares e ainda estão em recuperação.
Além deles, Patrick Brey não atuou contra o Guarani por conta de uma entorse no joelho e segue em tratamento. O lateral-direito Felipe Mattioni, que ainda não estreou na Série B, está em fase de transição.
Melhorar o aproveitamento e o setor defensivo
O Coritiba precisa melhorar o desempenho se quiser conquistar o acesso. No primeiro semestre, o objetivo era ficar entre os primeiros colocados, mas o Coxa é apenas o nono colocado com 12 pontos, em 24 disputados.
Para subir na classificação, um passo é melhorar desempenho defensivo. Agora sem Alan Costa, que rescindirá seu contrato, Umberto Louzer terá de encontrar uma dupla de zaga que melhore os números. Em oito jogos nesta Série B, o time foi vazado em quatro oportunidades, levando sete gols ao todo. E os três gols no clássico contra o Paraná mostraram que a defesa ainda precisa de alguns ajustes.
Reforços
O treinador coxa-branca já admitiu que o time precisa de reforços pontuais, principalmente pela competição ser longa. A equipe necessita de um zagueiro que venha para ser titular, uma sombra para Giovanni, que ainda não rendeu o esperado para um camisa 10, além de um centroavante para a reserva de Rodrigão.
Menos "Rodrigão dependência", mais protagonistas
Rodrigão é o grande responsável pelos gols do Coritiba no ano. Na Série B, o camisa 9 é o artilheiro com sete gols, média de quase um gol por partida. Mas a “Rodrigão dependência” incomoda o treinador Umberto Louzer, que já admitiu que quer mais protagonistas no time. Além de Rodrigão, apenas Wilson e Juan Alano já balançaram as redes nesta Série B pelo Alviverde