Sonhando com o título do Brasileirão, o Coritiba enfrenta o Botafogo, domingo (11), no Engenhão, às 11h, pela 6.ª rodada. Com quatro vitórias em cinco jogos, veja as metas para o Coxa manter o fôlego em alta no Nacional e seguir lutando na ponta da tabela.
“Coritiba não é cavalo paraguaio”, afirma técnico do Botafogo, adversário da rodada
Leia a matéria completaTABELA: Veja a classificação da Série A
Vencer fora
O Alviverde mostrou força longe do Alto da Glória nos dois jogos que fez. Mas, dominar o adversário fora de casa e não vencer – como aconteceu contra o Santos – custa caro na soma final da pontuação. Contra os cariocas, o Coxa terá que quebrar o ‘tabu do Engenhão’: em oito jogos no estádio, foi derrotado em todos.
Mitou? Kléber não gostou de questão sobre Cartola; veja fala do avante do Coxa
Leia a matéria completaRenovações
O clube precisa resolver a situação de jogadores importantes do elenco, antes que as conversas para renovação atrapalhem dentro de campo. No ano passado, o exemplo foi o meia Raphael Veiga. O prata da casa, quando estava no auge de sua performance, caiu de rendimento na reta final da competição durante a transação com o Palmeiras.
O caso de maior pressa é do volante Matheus Galdezani, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Botafogo. Emprestado pelo Mirassol até o final do ano, o Coxa tem preferência de compra até dia 4 de outubro. O zagueiro Márcio, que também tem contrato de empréstimo, também ganhou importância após decidir o Atletiba. Já o volante Alan Santos, que tem vínculo até o final do ano, tem o acerto encaminhado.
Reforços
Para se manter no topo, o Coxa precisa reforçar o elenco. Os que têm entrado no time, têm dado conta do recado (Tomas, Tiago Real, Márcio, Jonas e etc.), mas em uma competição de 38 rodadas é preciso ter jogadores de ponta no banco. Por isso, a diretoria corre atrás de um zagueiro ‘nível Série A’ e do meia argentino Matías Suárez, do Belgrano-ARG. O defensor Luizão, do Londrina, deve ser apresentado na próxima semana, mas chega para compor elenco.
Afinar o discurso
A diretoria está empolgada. Primeiro, o presidente Rogério Bacellar garantiu que o time brigará pela Libertadores. Depois, o diretor institucional, Ernesto Pedroso, falou em chances de título. Mas o discurso será colocado em prova quando a equipe viver um momento de baixa na competição – o que é natural e ocorrerá com todos os clubes da Série A. Já os jogadores pedem pés no chão e brecam a empolgação.
Ficha técnica
Botafogo: Gatito Fernandez, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello, Gilson; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo, Montillo (Matheus); Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.
Coritiba: Wilson; Dodô, Werley, Márcio e William Matheus; Alan Santos, Jonas e Tiago Real; Rildo, Henrique Almeida e Kléber. Técnico: Pachequinho.
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP).
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luis Marques (SP).
TV: Premiere.
Fique de olho
Jonas
O meia de 25 anos terá a responsabilidade de substituir o novo xodó coxa-branca, Matheus Galdezani, suspenso. Será pelos pés de Jonas que as jogadas do Alviverde irão iniciar no campo defensivo. O seus pontos fortes são o lançamento longo e o chute de fora da área.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião