O ex-goleiro do Coritiba, Jairo do Nascimento, 72 anos, enfrenta um tipo raro de câncer no rim. Para ajudar no tratamento, amigos e familiares criaram uma campanha, a “Defenda o Jairo”, com o objetivo de arrecadar recursos para auxiliar tratamento. A plataforma escolhida para a arrecadação foi a Vakinha – clique aqui.
Os remédios custam R$ 300,00 por dia (R$ 9.000,00 ao mês) e não são cobertos pelo SUS. A família pretende entrar na Justiça para que o Estado pague pelo tratamento, mas enquanto esse processo não avança, os valores serão arrecadados.
Caso a sentença saia a favor, o valor acumulado que não for utilizado será doado ao Hospital Erasto Gaertner, onde Jairo realiza o acompanhamento do seu caso. “Se não for preciso usá-la, ficamos satisfeitos da mesma forma, porque por meio da imagem meu pai, mais pessoas poderão ser auxiliadas”, declarou o jornalista Jairo Nascimento, filho de Jairo e um dos responsáveis pela campanha.
O diagnóstico da doença foi constatado no final de novembro e, há uma semana, Jairo começou o tratamento com os remédios. Devido ao frágil estado do ex-jogador, hoje com 72 anos, o tratamento mais comum foi descartado, pois poderia ser tóxico, prejudicial e por isso a escolha pelos remédios.
A campanha foi iniciada no domingo (16) e até o momento já contou com o apoio do próprio Coritiba e outros ex-jogadores, como Alex, Tcheco e Walter Casagrande. “Acho ótimo as pessoas se envolverem. Não imaginava que seria dessa forma. Nunca trabalhei com jornalismo esportivo, não imaginava o respeito que meu pai tinha”, afirmou Jairo.
O ex-atleta é o goleiro que mais atuou pelo Coxa, com 410 jogos. Além disso, são 10 títulos com a camisa alviverde. Jairo ainda defendeu o Corinthians, Náutico, Caxias-SC e Fluminense.
Jairo ficou 1.131 minutos sem tomar gols pelo Corinthians, durante o Brasileiro de 1978, recorde de jogos sem ser vazado.
Doações podem ser feitas também por depósito bancário na Caixa Econômica Federal:
Conta Poupança 0581
Confira o vídeo: