O ano político no Coritiba promete. Com eleições no fim do ano e a previsão de mudança no comando do clube, as renovações de contrato e montagem de elenco vão entrar na pauta. Ao todo, como herança da gerstão Rogério Bacellar, quem ganhar a eleição de dezembro vai se deparar com 22 jogadores do elenco do com contrato acabando. Veja a situação detalhada de cada atleta e as chances de renovação.
Alan Santos
O volante de 26 anos é dono do setor desde que chegou do Santos há três temporadas. O seu maior problema são as lesões. Alan Santos ainda não fez mais de 28 partidas por temporada pelo Coxa. Neste ano, o departamento médico segue sendo rotina na vida do atleta, mas ele deve quebrar a marca por já ter entrado em campo 27 vezes.
Anderson
Emprestado pelo Internacional, o meia de 29 anos tem permanência praticamente descartada pela diretoria por conta do alto salário e também pela possibilidade de Anderson atuar fora do país em 2018. No Coxa, ele fez apenas 18 jogos e marcou três gols.
Alexander Baumjohann
Agenciado por Lincoln, ex-atleta que trava um processo trabalhista na Justiça contra o clube, o meia alemão sequer entrou em campo. O jogador de 30 anos não joga uma partida oficial desde julho de 2016, quando defendia o Hertha Berlim. Sua situação havia sido alertada pelo jornalista Gerd Wenzel, especialista em futebol alemão. A não ser que haja uma reviravolta, Baumjohann não seguirá no Alviverde.
Cleber Reis
Chegou por empréstimo do Santos para disputar o segundo turno do Brasileiro. O zagueiro de 26 anos estreou no Atletiba, vindo do banco, e ainda necessita de ritmo de jogo, pois enfrenta problemas musculares. Caso o Alviverde queira sua permanência, terá que renegociar com o Peixe.
Daniel
O volante de 23 anos é mais um que está emprestado. Daniel pertence ao São Paulo e foi cedido em janeiro para ganhar mais minutos em campo. Mas o jogador é quem mais tempo esteve no departamento médico de todo o elenco alviverde atuando em apenas três partidas, contabilizando 45 minutos no total.
Edinho
Edinho está emprestado pelo Grêmio, mas o contrato com o clube gaúcho também vai até o fim de 2017. O volante de 34 anos ficará livre para renovar, mas ele é alvo de vaias da torcida sempre que joga. Neste ano, foram 16 partidas, sendo a última delas na derrota para a Ponte Preta, jogo que culminou a demissão do técnico Pachequinho.
Filigrana
O colombiano dificilmente continuará no Coritiba. Contratado do Quindío, da segunda divisão da Colômbia, o atacante de 26 anos impressionou na pré-temporada, mas a expectativa não se concretizou. Resultado: somente um gol em 13 partidas.
Getterson
Getterson chegou ao Coxa depois de ter sido o pivô do rebaixamento no tapetão do J. Malucelli no Paranaense. Em campo, a torcida quase não viu o atacante de 26 anos, que atua pelos lados do campo e tem forte concorrência no setor. Foi titular no Atletiba e jogou ainda três partidas, todas saindo do banco de reservas e 80 minutos jogados.
Henrique Almeida
A segunda passagem do atacante de 26 anos pelo Alto da Glória não agrada a torcida quanto à primeira. Nos 34 jogos que fez no ano, marcou 10 gols – em 2015 foram 12 bolas na rede em 20 partidas. Mas a oscilação é o que incomoda a torcida. O pênalti perdido na derrota para o Fluminense na 14ª rodada rendeu fortes críticas internas. Para seguir no clube, o Coxa terá que renegociar o empréstimo ou comprar os direitos do Grêmio.
João Paulo
Desde 2015 no clube, o volante de 32 anos é titular absoluto do time sempre que está à disposição. Neste ano, João Paulo fraturou a perna e ficou seis meses sem jogar. Recuperado, ganhou vaga na equipe com Marcelo Oliveira e tem chances de permanecer.
Jonas
Emprestado pelo Flamengo, o volante de 25 anos alterna entre a titularidade e o banco de reservas. Neste ano, gerou saia justa no clube ao se recusar a dar entrevista no momento de turbulência. Tem contrato com o clube carioca até 2019 e está com o futuro aberto para o próximo ano.
Léo
O lateral-direito de 25 anos conquistou a vaga de titular e está emprestado pelo Flamengo. Chegou após a saída polêmica do Atlético, mas ainda não repetiu a forma mostrada no rival em 2016.
Léo Santos
O atacante de 21 anos é um dos nomes esquecidos do elenco. Chegou do Náutico no início do ano, mas fez oito partidas na temporada, sendo a última delas no Estadual.
Luizão
Com a carência no setor, o zagueiro de 27 anos foi emprestado pelo Londrina para compor elenco. No LEC, foi afastado por sair no tapa com o companheiro de equipe. Nos seis jogos que atuou como titular, o Coxa foi derrotado em cinco.
Márcio
O defensor de 24 anos chegou como aposta do Atibaia, clube da Série A3 do Campeonato Paulista, que também revelou o atacante Iago. Márcio conquistou a posição de titular após a venda de Juninho e foi incluído na campanha que o clube promoveu para atingir 25 mil sócios na compra de Matheus Galdezani. Caiu de produção junto com o time e foi alvo de racismo por um canal de torcedores na internet. Tem boas chances de ter os direitos comprados pelo Coritiba.
Neto Berola
O Coxa possui 100% dos direitos do atacante de 29 anos, o que facilita a negociação caso o clube queira renovar. maior deficiência de Neto Berola é que o atleta não consegue atuar 90 minutos. Neste ano, ele fez 27 jogos, mas em nenhum deles jogou a partida completa.
Rafael
O meia de 27 anos tenta dar a volta por cima na carreira e reestruturar a vida pessoal. Em maio, Rafael Longuine sofreu com a tragédia familiar ao perder os pais e uma tia em um acidente de carro. Emprestado pelo Santos, ele estreou na derrota para o Vitória, na última rodada. Apesar de mostrar boa movimentação, perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro adversário. Sem espaço no clube paulista, sua permanência pode ser viável dependendo das atuações até o final do Nacional.
Rildo
O atacante de 28 anos conseguiu recuperar a forma física e ter sequência de partidas no Coxa depois de três anos sofrendo com lesões. Rildo tem 100% dos direitos vinculados ao Coxa. Em 24 jogos no ano, marcou quatro gols e tem sido titular absoluto da equipe no Brasileirão.
Thiago Carleto
O lateral-esquerdo de 28 anos foi ‘resgatado’ pelo Coritiba no início da Série A. Ele estava esquecido no Linense, clube do interior paulista, depois acumular passagens por Santos, São Paulo e Botafogo. Carleto também atua no meio de campo e falta de um reserva para William Matheus o credenciam a ser procurado para renovar.
Tiago Real
O meia de 28 anos retornou ao Coxa sob muita desconfiança. Chegou a fazer algumas boas partidas com Pachequinho, mas rapidamente caiu de produção e perdeu espaço com Marcelo Oliveira.
Tomas Bastos
Chegou junto com Getterson do J. Malucelli e logo na estreia, na primeira rodada da Série A, fez dois gols de falta na vitória sobre o Atlético-GO. Teve outras chances, inclusive como titular, mas não repetiu o mesmo desempenho.
William Menezes
Quarto goleiro do elenco, mesmo que renove, o jogador de 28 anos dificilmente terá chances entre os titulares na próxima temporada.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais