O Coritiba enfrenta o Bahia, sábado (30), às 16h, na Fonte Nova, pela 26.ª rodada, em duelo direto na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. O Coxa é o vice-lanterna, com 27 pontos. Já o clube baiano é o 13.º, mas com apenas três pontos a mais na classificação.
Matemática Brasileirão: jogos da reta final, chance de Libertadores e risco de degola
O risco de queda faz o Alviverde fazer as contas para escapar da Série B. O número garantido para a permanência é de 48 pontos. Ou seja, são necessários 21 pontos, que equivalem a sete vitórias em 13 jogos. Como tem seis confrontos no Couto Pereira e outros sete longe de casa, o Coritiba precisa vencer todas as partidas no Alto da Glória e arrancar pontos fora.
TABELA: Veja como está na classificação da Série A
É possível que a pontuação seja mais baixa para evitar o rebaixamento, mas a conta mínima é de pelo menos 44 pontos. Neste cenário, seis vitórias no Couto bastam para fugir da degola. Depois do Bahia, o Coxa terá a sequência decisiva contra equipes do topo da tabela. Corinthians (fora), Grêmio (casa) e Cruzeiro (fora).
Enfrentar o Bahia também marca o reencontro contra o rival que fez a campanha coxa-branca declinar no Brasileirão. Quando recebeu os baianos no primeiro turno, o Coritiba viva um clima de empolgação, falava em brigar por uma vaga na Libertadores e era o terceiro colocado, com 13 pontos e o aproveitamento de 72%.
Mas além do empate frustrante sem gols no Couto, o prejuízo maior ficou por conta da briga de Kléber com o volante Edson, do Bahia. O Gladiador perdeu a cabeça, cuspiu e agrediu o atleta adversário e foi punido por 11 jogos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Edson estará em campo no sábado, mas o Gladiador segue fora e sem previsão de retorno após operar o joelho. Desde aquele fatídico jogo, o Coritiba passa por tempos difíceis e viu sua posição na tabela virar de ponta cabeça :venceu apenas três jogos, empatou quatro e perdeu 11 partidas no período.
Ficha técnica
Bahia: Jean; Éder, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Edson, Juninho, Vinícius e Zé Rafael; Mendoza e Rodrigão. Técnico: Preto Casagrande.
Coritiba: Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real; Rildo e Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira.
Arbitragem:Pericles Bassols (PE), auxiliado por Clovis Amaral (PE) e Cléberson do Nascimento (PE).
Transmissão: Premiere.
Fique de olho
Wilson
Um dos poucos jogadores poupados das críticas da torcida, Wilson terá outra responsabilidade além de fechar o gol. Deve ser o cobrador de pênaltis caso o Coxa tenha alguma penalidade favorável.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião