O Coritiba ainda busca equilíbrio na Série B. Tanto dentro de cada partida, em que alterna bons e maus momentos com muita rapidez, quanto no campeonato, sendo dominante em casa e decepcionante como visitante. As últimas apresentações do time, em especial o empate por 2 a 2 com o CSA, no Nordeste, deixaram o técnico Eduardo Baptista confiante na evolução do elenco. Enquanto isso, o comandante tem outra meta para ser atingida: “virar o turno no G4”.
Atualmente em sexto lugar, vindo de quatro jogos sem vitórias, o Coxa vê no duelo desta quarta-feira (4), às 18 horas, contra o Paysandu, um momento crucial para a viabilidade da missão. Afinal, faltam seis rodadas até a metade do campeonato. Fazer valer o mando de campo, onde a equipe tem 88,9% de aproveitamento, é obrigação. Até por isso, Baptista conta com o fator arquibancada.
“O time é jovem, precisa do apoio do torcedor e a nossa torcida sabe como empurrar. O grupo está crescendo. Venham junto!”, convocou o treinador alviverde, que vai adotar um sistema mais ofensivo do que de costume. Sem o volante Simião, suspenso, o meia-atacante Yan Sasse vai herdar a vaga. Ele é o artilheiro do time na Segundona, com três gols, e não atuou contra o CSA por estar cumprindo a suspensão automática.
TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos da Série B
Como parte dessa perseguição ao sonhado equilíbrio, outra novidade em campo será Uillian Correia. Contratado do Vitória, ele já vestiu a camisa alviverde no empate em Maceió, mas estreia no Alto da Glória nesta quarta. Com “perfil de Série B”, como exalta o técnico do Coritiba, ele vem para trazer experiência ao plantel. “Metade do nosso elenco nunca disputou uma Série B ou A. No time, cinco nunca jogaram a competição. Pesa um pouco”, explicou Baptista, ressaltando que a falta de “malandragem” foi decisiva em tropeços anteriores.
Experiência que o Coxa também garantiu para o ataque, um dos setores mais instáveis da temporada. Jonatas Belusso, destaque do Londrina em 2017, com 11 gols em 17 jogos, já treinou com o elenco. “Todos os times que subiram tiveram um goleador. Estamos buscando esse 9. Temos dado oportunidades aos que estão aqui. O Jonatas brilhou, fez gols no ano passado em um time que não era cotado para subir”, comentou o técnico alviverde. O reforço, porém, ainda não estará em campo. “Queremos um artilheiro especialmente para o segundo turno”, completou Baptista.
Com 20 pontos, dois a menos do que o Vila Nova, quarto colocado, o Coritiba pode até saltar para a vice-liderança dependendo de uma combinação de resultados. Mas entrar na zona de acesso não é suficiente nos planos do técnico alviverde. “Quando falo em G4 consolidado eu me refiro a ter uma margem de 3 a 4 pontos, pelo menos, em relação ao quinto colocado. Assim, mesmo com um eventual revés, o time continua na área de classificação. É o que fez o Fortaleza, por exemplo”, finalizou, usando a campanha do líder da competição como modelo. O time cearense já tem 32 pontos, nove à frente do segundo colocado. Uma gordura confortável.
O Coritiba tem seis jogos até o fim do turno: Paysandu (C), Guarani (F), São Bento (C), Goiás (F), Ponte Preta (C) e Fortaleza (F).
Ficha técnica Coritiba x Paysandu
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Romércio, Alex Alves e Chiquinho; Vitor Carvalho, Uillian Correia e Yan Sasse; Alisson Farias, Guilherme Parede e Pablo Thomaz. Técnico: Eduardo Baptista
Paysandu: Renan Rocha; Maicon Silva, Edimar, Fernando Timbó e Mateus Muller; Nando Carandina, Renato Augusto e Thomaz; Claudinho, Moisés e Pedro Carmona. Técnico: Dado Cavalcanti
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha, auxiliado por Edson Antônio de Sousa e Leone Carvalho Rocha, todos de Goiás.
Transmissão: SporTV (menos para o estado do Paraná) e Premiere. A Gazeta do Povo acompanha em tempo real.
Fique de olho
Romércio (foto)
O zagueiro prata da casa será o titular no lugar do suspenso Thalisson Kelven. Segundo o técnico Eduardo Baptista, a principal característica do defensor é a coragem. “Entre correr pra trás e correr pra frente, ele encara o adversário”, resumiu o comandante alviverde, que reforçou ter confiança no jogador ao falar sobre a escalação para o duelo com o Paysandu. Romércio estreia na Série B, mas fez 15 partidas pelo Coxa em 2018, entre Copa do Brasil e Paranaense.
É possível acompanhar o jogo Coritiba x Paysandu no tempo real da Gazeta do Povo
###
###
>> Leia também
ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV
TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial
Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp
A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.
Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.
Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião