O clássico entre Coritiba e Atlético , sábado (3), às 16 horas, no Couto Pereira, pela 4.ª rodada Brasileirão, pode marcar o retorno do Coxa na liderança do Nacional. O feito não acontecesse desde 2013, quando o time comandando por Alex teve um início arrasador empolgando a torcida, que viralizou as redes sociais com a hashtag “Coxalíder”.
TABELA: veja classificação e jogos do Brasileirão
Mas a empolgação foi brecada pelo técnico Pachequinho às vésperas do Atletiba. “A questão emocional do nosso grupo é muito forte. Eu não vejo exagero no grupo em nenhum aspecto por parte dos atletas e na comissão técnica. É uma competição longa e não podemos nos preocupar com a tabela neste momento”, diz o técnico, esfriando o entusiasmo alviverde.
Com seis pontos na 5.ª colocação, o Alviverde precisa vencer e torcer por tropeços para assumir a primeira colocação. O Corinthians, que recebe o Santos, precisa pelo menos empatar, assim como o Grêmio, que enfrenta o Vasco em Porto Alegre. E por fim, Cruzeiro e Chapecoense precisam empatar no Mineirão.
“É uma oportunidade boa [poder assumir a liderança] e vai nos trazer muita confiança. Mas o objetivo nosso semanal é trabalhar jogo a jogo. O Campeonato não se define agora. Nós queremos no final estar brigando em cima da tabela”, minimiza o volante Alan Santos, citando a campanha do Internacional no passado, que foi líder da Série A no início e acabou sendo rebaixado.
Relembre o #Coxalíder
Sob o comando de Marquinhos Santos, o início de campanha do Coritiba no Campeonato Brasileiro de 2013 empolgou a torcida. O time alcançou a liderança pela primeira vez ainda na quarta rodada, mantendo-a até a rodada seguinte. Foi então que o Brasileirão teve uma pausa de mais de um mês para a disputa da Copa das Confederações daquele ano.
Ou seja, o então líder Coxa desfrutou do topo da tabela por mais de um mês, enquanto a disputa estava paralisada, impulsionando a hashtag “Coxa líder” nas redes sociais. O time perdeu a liderança já no retorno da competição, mas voltou a recuperá-la na 7.ª rodada — pela última vez.
Apesar do bom início, o Coritiba terminou aquela edição da disputa apenas na 11.ª posição, enquanto o rival Atlético chegou em terceiro, selando vaga para a Libertadores do ano seguinte. A inversão de papeis fez com que a hashtag “Coxa líder” virasse motivo de piadas e ironias por parte da torcida atleticana.