![Por que o acordo do Coritiba com a Globo no Brasileirão é menor que o do Bragantino? Coritiba acertou um contrato de cota fixa com a Globo para o Brasileirão 2020](https://media.gazetadopovo.com.br/2020/08/10165301/8ce572c0-396c-11ea-ab1e-d9d214dd6d31-wp-960x540.jpg)
Coritiba e Bragantino foram os últimos clubes do Brasileirão a assinar contrato de transmissão com a Globo. Na última semana, o time paulista vendeu os direitos de TV aberta, fechada (Sportv) e pay-per-view (Premiere). O contrato é até 2024 e, inicialmente, o Bragantino vai receber R$ 22 milhões. No final do campeonato serão acrescidos os valores por jogo transmitido na tevê aberta mais bônus por classificação.
Assim como o “novo rico” do país, o Coritiba, que sofre uma crise financeira, acertou recentemente com a Globo, só que com valor e modelo diferente: R$ 22 milhões, sem nenhuma cota adicional e contrato só até o final da Série A. Mas, por que a diferença? Vamos por pontos.
Primeiro, o Coxa não pode fechar o pacote completo com a Globo porque está vinculado na tv fechada com a Turner. Desta forma, a proposta tradicional incluiria apenas TV aberta e pay-per-view, que seria de R$ 12 milhões fixo + R$1,2 milhões por jogo transmitido na tv aberta.
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Segundo, porque o Coritiba tem eleições no final do ano. No entendimento da atual diretoria, um contrato curto, sem amarras futuras, é a melhor opção para não prender o próximo presidente do clube a um acordo longo.
Terceiro: a previsão de cotas variáveis do Coritiba não é lá muito otimista. Se for rebaixado, por exemplo, o clube não ganha bônus por classificação. Se escapar da queda, o bônus terá um redutor da Globo por conta do contrato do clube com a Turner. O Ceará, que também tem contrato com Globo e Turner, recebeu apenas R$ 6,1 milhões pela 16.º posição na Série A 2019.
Ainda sobre cotas variáveis, o Coritiba não tem uma expectativa de ter muitos jogos transmitidos na TV aberta. A cota paga por partida é de R$ 1,2 milhões, em valores brutos. Porém, nas 10 primeiras rodadas, apenas duas terão transmissão do Alviverde.
Em uma projeção para toda a competição, dificilmente o clube conseguiria atingir 10 jogos televisionados na TV aberta, o que diminuiria ainda mais a projeção de ganhos da equipe paranaense.
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