Sem novo técnico, o Coritiba terá Pachequinho no comando contra o Atlético-GO, neste sábado (31), pela 19ª rodada do Brasileirão. Ídolo do clube, o ex-atacante de 50 anos retorna ao Alto da Glória depois de três anos para compor a comissão técnica permanente.
Sua última passagem pelo Coxa durou mais de 10 anos, atuando em diversas funções, como olheiro, técnico das categorias de base, auxiliar e treinador do time principal. Pachequinho comandou o Coritiba em três ocasiões diferentes, sendo duas delas interinamente e uma como técnico efetivado.
Na reta final do Brasileirão 2015, o então auxiliar-técnico foi acionado para salvar o clube do rebaixamento após a demissão de Ney Franco. O Coxa escapou após três vitórias, um empate e uma derrota. Aproveitamento de 66%.
Tabela do Brasileirão 2020: veja a classificação e todos os jogos
No ano seguinte, novamente Pachequinho serviu de tampão para uma nova crise no Brasileiro. Gilson Kleina caiu após a quinta rodada e abriu espaço para o auxiliar. Só que desta vez, foram 14 rodadas no comando interino com aproveitamento de apenas 40% (quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas).
No final do primeiro turno, o Coxa somava 21 pontos e estava a uma posição acima da ZR. Carpegiani foi contratado na sequência e livrou o clube da queda.
Pachequinho comandou o Coritiba em 2017, ano do rebaixamento para Série B
A terceira vez que Pachequinho assumiu o Coritiba foi de forma definitiva, logo após a demissão do próprio Carpegiani, em fevereiro de 2017. Com ele, o Alviverde conquistou o Paranaense (último título do clube) e teve o ídolo no comando por 15 rodadas no Brasileirão.
O início na Série A foi empolgante com quatro vitórias nos primeiros cinco jogos. Porém, o time parou de vencer e o técnico foi demitido com 42% de aproveitamento (cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas). O time era o 13ª colocado com 19 pontos, quatro acima da ZR.
Marcelo Oliveira assumiu, a equipe piorou e a campanha terminou em rebaixamento para a Série B. Somando com o Estadual, Pachequinho teve 53% de aproveitamento em 2017.
Atualmente, o Coritiba soma apenas 29% de aproveitamento no Brasileirão, com 16 pontos em 18 rodadas.
Números de Pachequinho comandando o Coritiba no Brasileirão somando 2015, 2016 e 2017
12 vitórias
10 empates
12 derrotas
Aproveitamento: 45%
Vitórias em casa: 7
Vitórias fora: 5
Empate em casa: 7
Empate fora de casa: 3
Derrotas em casa: 3
Derrotas fora: 9
Gols pró: 38
Gols contra: 40
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia