O Coritiba chega à decisão do Paranaense pressionado para conquistar o título. O Coxa enfrenta o ‘time B’ do arquirrival Atlético que disputa o torneio com o elenco de aspirantes. Enquanto o Furacão ainda está invicto no Estadual, o Alviverde vem de uma péssima campanha no segundo turno: foi lanterna do Grupo A. O fato de o Coxa também estar às vésperas do início da Série B, onde terá obrigação de subir, também eleva a pressão no Alto da Glória.
Veja 5 pontos que vão abalar o Coritiba em caso de derrota no Atletiba da final:
1 - Técnico em risco
O técnico do Coritiba, Sandro Forner, está pressionado no cargo. Uma derrota para o time alternativo do maior rival na decisão do Paranaense irá elevar ainda mais a desconfiança da torcida coxa-branca em relação ao trabalho do treinador.
2 - Projeto do presidente em xeque
Samir Namur e os escolhidos pelo presidente para tocar o futebol coxa-branca estão em xeque. Das seis contratações feitas pelo diretor de futebol, Augusto Oliveira, nenhuma funcionou até o momento. O técnico também acumula o pior aproveitamento do Coritiba no Paranaense dos últimos 30 anos.
3 - Desmanche e reforços
Atletas que não convenceram o departamento de futebol estão com os dias contados no clube. O meia Ruy, por exemplo, que era a principal aposta da diretoria em janeiro, já foi emprestado ao América-MG. A derrota para o Atlético pode agravar a situação e acelerar ainda mais a busca por reforços para a Série B e uma reformulação no elenco.
4 - Relação com a torcida
Os torcedores estão distantes do Alto da Glória e uma derrota para o rival irá agravar a relação. No último jogo no Couto Pereira, o clube registrou o menor público dos últimos dois anos, com apenas 2.234 pagantes. A torcida organizada, Império Alviverde, também protestou ao não entrar no estádio.
5 - Abalo emocional
A aposta do clube nos jovens criados no clube pode sofrer o efeito colateral em caso de derrota na final. Os principais jogadores são oriundos da base e estão sentindo a pressão que o Coxa atravessa nesta temporada.
***
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia