Jogadores da categorias de base poderão fazer estágios no Chivas do México| Foto: Divulgação / CFC

Enquete: Você acha que o Dorival Jr deve deixar o Coxa imediatamente?

CARREGANDO :)

Ainda vivendo as turbulências do inesperado anúncio da saída do técnico Dorival Júnior e das declarações polêmicas de Carlinhos Paraíba, o Coritiba anunciou nesta sexta-feira (14) o início do primeiro projeto de vários que serão lançados no próximo ano. Com o objetivo de internacionalizar a marca do clube, o alviverde formalizou uma parceria com o Chivas Guadalajara, uma das principais equipes do México.

Publicidade

O objetivo principal da parceria é promover um intercâmbio de experiências, tanto para jogadores, quanto para integrantes das comissões técnicas das duas equipes. "Esse é o principal objetivo. O Chivas tem uma das maiores potencias em se tratando de categorias de base no mundo. Tem uma estrutura fantástica e uma metodologia excelente", explicou Mário André Mazzuco, por telefone, à Gazeta do Povo Online.

O pontapé inicial desse intercâmbio deve acontecer quando a equipe sub-20 do Coritiba terminar sua participação na tradicional Copa Chivas, em janeiro de 2009. "Nós fomos convidados para participar desse torneio, que tem a participação de grandes clubes do mundo, como Barcelona, Real Madrid e Dínamo de Kiev. A idéia é que após essa viagem alguns jogadores e integrantes da comissão técnica fiquem por lá por pelo menos dois meses, da mesma forma que alguns mexicanos podem vir para cá".

Para Mazzuco, as duas equipes têm muito a ganhar com a troca de experiências. "Nós temos muito a aprender com o trabalho desenvolvido pelo Chivas, mas eles também podemos levar um pouco da nossa experiência para o México".

A princípio não há nada previsto para uma troca de experiências entre as equipes profissionais. "Hoje, no seu time titular, o Chivas tem pelo menos oito jogadores revelados nas categorias de base. Temos um sonho de ver o Coritiba chegar a esse ponto um dia. Não temos nada acertado, mas os ganhos que teremos nos jogadores da base, cedo ou tarde terão reflexo no time principal", afirmou Mazzuco.

Amistoso internacional

Publicidade

A parceria pode tornar possível mais um dos projetos do centenário: um amistoso internacional, daí sim com as equipes profissionais. "Com certeza. Há uma possibilidade muito grande de que isso aconteça em 2009". A realização de amistosos com equipes de outras partes do mundo é uma das promessas do projeto dos 100 anos.