O fim da fase de classificação da Série B não pára de render reforços aos times paranaenses. Agora, até o Coritiba – que oficialmente estava com o elenco fechado – resolveu investir. O clube acertou a contratação do atacante Maia, 30 anos, do Gama, e do zagueiro Anderson, 32, do Paulista.

CARREGANDO :)

A contratação dos dois jogadores evidencia o fracasso de algumas apostas que o clube havia feito na primeira metade do Brasileiro.

A contratação de Maia reduz o espaço dos "pangarés" (apelido dado pelo presidente Giovani Gionédis a um pacote de atacantes contratados antes do Nacional) no elenco. Tiago, Negreiros e Marcelo Peabiru tiveram oportunidades como titular, fizeram poucos gols e foram, um a um, caindo no ostracismo.

Publicidade

Porém, a chegada do ex-atacante do Gama também representa um alerta a Renaldo. O "puro sangue", contratado para melhorar o aproveitamento ofensivo da equipe, marcou apenas dois gols em sete jogos, está há cinco partidas sem balançar a rede e ainda desperdiçou uma pênalti contra o São Paulo, no domingo. Agora, finalmente terá um sombra no time.

Já o acerto com Anderson é uma resposta ao gradativo, porém fatal, desmanche defensivo do time. Desde o fim do ano passado, o clube vendeu o lateral-esquerdo Adriano, o goleiro Fernando, o zagueiro Miranda e o lateral-direito Rafinha para o futebol europeu.

As negociações garantiram ao Coritiba fôlego financeiro suficiente para quitar sua maior dívida, com o banco Bradesco, mas minaram um dos pontos altos da equipe nas última temporadas.

Para trazer os reforços, o Coxa venceu a concorrência de outras equipes da Série A. No caso de Maia: Brasiliense, Ponte Preta e Paraná. E no de Anderson: Flamengo, Atlético-MG e Vasco.

O novo atacante coxa-branca assinou contrato até o fim de 2005 (com opção de renovação por mais um ano) e deve chegar ao clube até amanhã. Ele fez dez gols na Segundona e foi o principal responsável pela permanência do time de Brasília na Série B.

Publicidade

Esta será a segunda passagem de Maia pelo clube. Em 2001, com Ivo Worttman no comando, passou 15 dias treinando no CT da Graciosa, mas não ficou por causa de um problema com seu empresário.

"Me sinto premiado em poder voltar. Com os treinos, me acostumo com o frio e só acho que minha esposa Adenilse é quem vai sofrer", disse ele, que é paraibano e se assustou ao saber que a temperatura no início da noite de ontem na capital paranaense era de 8 graus. "Ave-Maria", exclamou.

Também esperado no clube, mas para a tarde de hoje, Anderson assinou contrato até o fim do ano que vem. O capitão do Paulista tem um pedido para fazer à direção alviverde: quer disputar a Libertadores de 2006 pelo Galo da Japi. "Vou falar com o presidente para ver se é possível ele me ceder só por três meses", afirmou.

A cúpula coxa-branca admite as negociações. "Está praticamente certo com o Maia e ainda estamos procurando o zagueiro", afirmou Gionédis, sem dar maiores detalhes.

Reforços

Publicidade

10 golsO atacante Maia foi o artilheiro do Gama na Série B. Ele marcou dez gols, três a menos do que Alecsandro, do Vitória, principal goleador da competição.

3 mesesO zagueiro Anderson quer ser liberado pelo Coxa por três meses, em 2006. É o tempo necessário para ele jogar a Libertadores pelo Paulista.

Alviverdes

Liberado – O técnico Cuca foi absolvido em julgamento que ocorreu ontem, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Denunciado no artigo 188 do CBJD, pela expulsão contra o Santos, o treinador poderia pegar de 30 a 120 dias de gancho.

Desfalque – Em relação à formação que perdeu para o São Paulo, apenas o zagueiro Vágner não atua contra o Tricolor carioca. Suspenso, o jogador será substituído por Douglas Ferreira, Alan ou Alexandre Luz.

Publicidade

Mudança – Outra alteração no time será na lateral-esquerda: Rubens Júnior entra na vaga de Ricardinho. Rubens já deveria jogar contra o Palmeiras há duas rodadas, mas se atrasou para um treino e perdeu a chance.

Promoção – Os ingressos para a partida contra o Fluminense são comercializados pela multinacional Nestlé. O torcedor deve trocar uma lata do achocolatado Nescau pelo bilhete em vários postos autorizados. Mais informações no www.coritiba.com.br.