Ney Franco, técnico do Coritiba, declinou a quarta proposta para trocar de clube| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

A CBF deve oficializar entre hoje e domingo a contratação de Mano Menezes, técnico do Corin­­thians, para comandar a seleção brasileira. O interesse do time paulista em Ney Franco, técnico do Coritiba, é um dos indícios que fizeram vazar a negociação, mantida sob sigilo.

CARREGANDO :)

Na tarde de quarta-feira, em­­presários tentaram indicar a contratação do técnico alviverde pelo Corinthians. A tentativa de tirá-lo do Coxa reforçou a especulação em torno da saída de Mano – fato que só teria sentido se ele fosse escolhido o sucessor de Dunga.

A proximidade de Andrés Sanches (presidente do Corin­­thians) com o presidente da CBF Ricardo Teixeira, além das declarações de Luiz Felipe Scolari, de que não deixará o Palmeiras, apontam ainda mais para essa tendência.

Publicidade

A procura pelo substituto de Mano chegou até Ney Franco por intermédio de agentes. "Me ligaram perguntando se eu queria alguma ajuda para pegar o serviço. Eu agradeci, mas disse que da minha carreira cuido eu. Quando essas coisas acontecem, começam as especulações", disse o coxa-branca, que assim recusou a quarta proposta desde que assumiu o compromisso de devolver o Alviverde à elite do futebol brasileiro – já que comandou o time na queda em 2009.

Ney Franco renovou contrato com o Coxa depois de recusar uma oferta do Catar, no começo do ano. Depois rejeitou uma proposta do Goiás, durante o Estadual. Logo após a demissão de Adílson Batista do Cruzeiro, não aceitou um apelo da Raposa para voltar à cidade natal, Belo Horizonte. E na quarta-feira, não concordou em negociar via in­­termediários com o Corin­­thians, preferindo ficar no Coritiba ao menos até o final do ano.

Uma fonte ligada ao clube do Alto da Glória, porém, diz que o convite foi formal. Assim, apenas um trâmite adotado pela CBF deve separar Mano da seleção brasileira.

Aos 48 anos, o corintiano tem sete clubes no currículo, todos brasileiros. O gaúcho de Passo do Sobrado (cidade 134 km distante de Porto Alegre) passou pelo futebol paranaense em 2003, quando dirigiu o Iraty. Coman­­dou também Guarani de Venân­­cio Aires, Brasil de Pelotas, XV de Campo Bom e Caxias. Chegou ao Grêmio, resgatando a equipe da Série B em 2005 e sendo bicampeão gaúcho em 2006 e 2007. Do Tricolor dos Pampas, rumou ao Corinthians, com a missão de vencer de novo a Série B.

Ganhou a competição em 2008 pelos paulistas e ainda conseguiu o Paulistão e a Copa do Brasil em 2009. Deixará o Corin­­thians no G4 do Campeonato Brasileiro, mas com derrota: perdeu na quarta para o Atlético-GO por 3 a 1. Caso se confirme o acordo com a CBF, Mano terá dezoito dias para convocar um time para o amistoso do dia 10 de agosto, em Nova Jersey, contra os EUA. Em princípio, a lista terá maioria de nomes que atuam no futebol brasileiro.

Publicidade