Henrique à disposição de Simões
Afastado dos jogos do Coritiba há 40 dias (desde a derrota por 1 a 0 para o Gama, em 19 de maio), o zagueiro Henrique volta à equipe alviverde hoje, contra o Fortaleza, após se recuperar de uma lesão muscular na coxa direita. O camisa 3 pelo menos foi titular na maior parte do treino realizado ontem, no Alto da Glória.
"Vou ser muito camuflado quanto às minhas declarações. Quem está no BID (Boletim Informativo Diário) pode entrar jogando", avisa o técnico René Simões, que concentrou 20 jogadores para a partida.
Henrique, entretanto, se diz pronto para começar o duelo com o Leão do Pici. O defensor disse inclusive que conversou com René sobre a possibilidade de seu retorno.
"Já falei com o técnico hoje (ontem). Estou pronto para o jogo e se ele decidir por mim vou dar o máximo para voltarmos a vencer", afirma o jogador.
O zagueiro não esconde existir uma negociação em andamento que até o fim de agosto pode levá-lo do Couto Pereira para a Udinese, da Itália. "Só pedi para o meu empresário (Daniel de Paiva) me avisar quando houver algo concretizado. Por enquanto minha cabeça está só no Coritiba", diz ele, que se juntou ao grupo de mais 19 jogadores concentrados apenas ontem. (RL)
O técnico René Simões quer acabar com uma limitação do Coritiba para vencer o Fortaleza, hoje, às 20h30, no Couto Pereira. O treinador não deseja mais uma equipe de apenas 45 minutos de bom futebol.
Desde que assumiu o Coxa, há três jogos contra o Remo ele apenas observou o trabalho do auxiliar Edison Borges , o maior problema tem sido o rendimento aceitável em apenas um tempo por partida. Na estréia do técnico, contra o Brasiliense, o Verdão começou muito mal e desceu para o intervalo vaiado e perdendo. O desempenho na etapa final valeu a virada no placar: 2 a 1.
Contra o Ceará, no último sábado, foi o inverso. Após um bom primeiro tempo, o Alviverde ruiu no segundo. Na terça-feira, diante do Ipatinga, a apatia da parte inicial terminou com desvantagem de 1 a 0, que não foi revertida após o intervalo, mesmo com uma dezena de chances criadas.
Agora, para tentar voltar ao G-4, René espera detectar o problema que impede rendimento uniforme durante os 90 minutos.
"Se uma equipe joga só 45 minutos, algo está errado. Tenho tentado buscar onde está esse erro, de repente está no treinador mesmo. Vamos precisar correr riscos, pois quem não faz isso não vence", avisa ele, que deve mudar o esquema de três zagueiros, com a utilização de um líbero, para o tradicional 442, com a entrada do zagueiro Henrique e o deslocamento do capitão Anderson Lima para a lateral-direita.
Outro setor que não está agradando ao técnico é o ataque. Tanto que nos três jogos até agora sob a batuta de René, os quatro principais avantes do elenco (Gustavo, Munõz, Keirrison e Henrique Dias) foram utilizados como titulares e entrando durante as partidas. O rendimento não melhorou.
"A média de gols foi boa nas três partidas antes do Ipatinga (dois gols por jogo). Mas é claro, levando-se em conta toda a campanha, a média não é aceitável", lamenta o técnico, sobre os 10 gols que o time marcou em oito jogos na Série B 15.º pior ataque. "Vamos melhorar isso. Quem não faz gol não ganha", admite o centroavante Gustavo.
Esperando apoio da torcida na volta para casa, o Coritiba não vê momento ruim mesmo após dois jogos sem vitória.
"Contra o Ceará estávamos com um a menos e empatamos. Contra o Ipatinga perdemos em uma falha individual minha. Então, não tem baque nenhum", pondera o volante Careca.
Na TV: Coritiba x Fortaleza, às 20h30, no Premiere F.C.
* * * * * *
Em CuritibaCoritiba x Fortaleza
CoritibaÉdson Bastos; Anderson Lima, Henrique, Leandro e Fabinho; Careca, Pedro Ken, Caíco e Chumbinho; Muñoz (Henrique Dias) e Gustavo (Keirrison). Técnico: René Simões.
FortalezaGetúlio Vargas; Ari, César, Preto e Aldivan; Dude, Cocito, Rogerinho e Simão; Rinaldo e Adriano Chuva. Técnico: Marco Aurélio.
Estádio: Couto Pereira.Horário: 20h30.Árbitro: Iolando Marciano Rodrigues (SC).Auxs.: Fernando Lopes e Angelo Bechi (SC).